Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Receita Federal libera consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda; veja se você vai receber

Valores serão pagos pelo Fisco no dia 31 de outubro

24 out 2024 - 08h23
(atualizado às 08h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Receita Federal abre a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024, que será pago a 264.602 contribuintes no valor de R$ 700 milhões.
Lotes residuais de restituição são pagos após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente.
Lotes residuais de restituição são pagos após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente.
Foto: Agência Brasil

A Receita Federal abre nesta quinta-feira, 24, a partir das 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. O pagamento deste lote será feito a 264.602 contribuintes em 31 de outubro, no valor total de R$ 700 milhões.

Os lotes residuais de restituição são pagos após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração. (Confira abaixo se você vai receber)

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". 

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Confira abaixo se você vai receber.

Serão contemplados neste lote residual de pagamento:

  • 6.416 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 46.689 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 5.219 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 14.661 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 126.824 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. 
  • 53.433 contribuintes não prioritários;
  • 11.360 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).

Erro de cadastro

A Receita Federal informa que realiza o pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.

Para não haver prejuízo ao contribuinte, a Receita oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo agente financeiro Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até 1 ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

As restituições foram pagas em cinco lotes 

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 28 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 30 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro
  • 1º lote residual de restituição: 31 de outubro 
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade