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Regras de etiqueta: como se comportar no ambiente de trabalho

Especialista em comunicação e oratória reflete sobre situações em que ter uma postura segura pode fazer com que o profissional se destaque

4 jun 2023 - 06h15
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Fran Rorato defende que é importante ter uma postura segura no trabalho
Fran Rorato defende que é importante ter uma postura segura no trabalho
Foto: Divulgação

É comum que no ambiente de trabalho as pessoas adotem um comportamento formal ― pelo menos quando estão iniciando no cargo e ainda não conhecem a dinâmica do serviço ―, com o intuito de passar uma imagem de profissionalismo e seriedade. No entanto, saber como agir em diferentes situações do trabalho, especialmente quando já se está inserido na rotina, é essencial para conseguir se desenvolver.

Fran Rorato, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da Vox2You São Paulo, explica que é importante ter uma postura segura no trabalho, para que seja possível conquistar um local de fala e eventualmente se destacar. 

Por essa razão, uma boa oratória e uma comunicação clara e assertiva são características fundamentais para estabelecer um elo de confiança com os colegas e superiores.

5 perguntas sobre o ambiente de trabalho

Visto este cenário, Fran reflete sobre o comportamento de funcionários diante de cinco perguntas sobre como agem no ambiente de trabalho:

  • 1. Nas reuniões, você precisa dividir o seu espaço com smartphones e alguns bocejos enquanto está falando?

"Se a resposta for sim, está na hora de aprender a ter uma comunicação mais impactante e atraente. Se a resposta for não, você já está no caminho certo da influência e consequentemente o destaque e o crescimento serão apenas questão de tempo para você", diz Fran.

  • 2. Você consegue convencer e influenciar pessoas a seguirem a sua ideia?

Se a resposta for sim, você entendeu o princípio básico do mundo corporativo e da persuasão. Se a resposta for não, está na hora de você ter opiniões sólidas e lutar por elas. 

"O primeiro passo é ter convicção e paixão pelas suas opiniões. Não existe técnica que resista à convicção", diz ela.

  • 3. Liderar para você é algo simples e todos entendem o que você quer dizer ou o resultado dos seus liderados é sempre diferente do esperado por você?

Se a resposta for liderar é algo fácil, você deve ter opiniões fortes e as pessoas se sentem seguras sendo guiadas por você. Comunicação empática e clara, com certeza, é responsável por isso. 

"Se a sua liderança sempre recebe o resultado equivocado de uma solicitação, então está na hora de rever a sua forma de se comunicar. Lembre-se de que a responsabilidade de um bom líder é ter clareza, assertividade e feedbacks eficientes."

  • 4. Você é a pessoa que todos procuram para conversar, trocar experiências, pedir conselhos ou prefere apenas se relacionar com os demais no happy hour e depois daquela cervejinha?

Uma pessoa que sabe usar a comunicação a seu favor se faz presente e sua falta é imediatamente sentida. Ser aquela pessoa que todos procuram, significa ser alguém que merece confiança. 

"Se você só consegue se expor no happy hour, avalie como anda se posicionando e, consequentemente, como tem se conectado às outras pessoas. Existe uma pesquisa da Gupy que revela que 85% de todo dinheiro que podemos ganhar na vida se dá por meio de networking. E acredite, networking é bem mais que sentar para tomar um chopp depois do expediente."  

  • 5. Você utiliza as redes sociais como uma ferramenta de valor ou não consegue nem pensar em se expor?

É inevitável, precisamos vender nossa competência, seja no presencial ou digital, para subir na carreira ou fazer negócios. E muito se engana quem acredita que para se expor online é necessário abrir a vida pessoal. 

"Você pode apenas compartilhar opiniões e conquistas do âmbito profissional, por exemplo. Essa é uma realidade tão sólida hoje em dia, que muitos recrutadores têm utilizado os aplicativos com foco profissional para procurar talentos. Então capriche em compartilhar no que você é bom. Se lhe falta capacidade técnica, venda comportamento. Se lhe falta experiência, venda convicção e vontade", finaliza ela.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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