Relatório aponta o TikTok como ator central na indústria musical
O TikTok publicou recentemente o Relatório Music Impact, que foi encomendado pela plataforma e preparado pela Luminate, uma das principais fontes de dados e pesquisas sobre entretenimento. O relatório tem como objetivo avaliar o impacto que o TikTok e seus usuários têm sobre a indústria musical em termos de descoberta de músicas, consumo e contribuição para a receita dessa indústria.
Trata-se de uma análise quantitativa do impacto da plataforma e da função única que ela e seus usuários desempenham no ecossistema musical. A Luminate estudou dados dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha, do Brasil, da Indonésia e globais no período de 12 meses entre 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2023. Confira abaixo os principais achados do levantamento para o mercado brasileiro:
O uso de ferramentas de streaming musical por parte dos usuários do TikTok é maior do que a média. No Brasil, 92% dos usuários do TikTok estão usando atualmente uma versão gratuita e/ou paga de serviço(s) de streaming em comparação com 84% da média dos consumidores do país.
Os usuários da plataforma ainda têm 37% mais probabilidade do que o consumidor médio de pagar por um serviço de streaming musical.
No Brasil, os usuários do TikTok têm 28% mais chances de descobrir novas músicas em plataformas de vídeos curtos em comparação com usuário médio destas mesmas plataformas.
Digitalmente, sabemos que os usuários do TikTok são um público altamente engajado e de alto valor. Esse valor, no entanto, também pode ser observado para além do aplicativo: os usuários da plataforma são mais propensos a apoiar artistas por meio da participação em eventos de música ao vivo e comprando mercadorias de artistas. Globalmente, mais de um terço dos usuários do TikTok, em cada mercado analisado, compareceu a um evento de música ao vivo nos últimos 12 meses e mais de um terço comprou mercadorias de artistas no mesmo período.
Em ambos os casos, esse número é significativamente maior do que a média dos ouvintes de música. Por exemplo, no Brasil, 59% dos usuários do TikTok compareceram a um evento de música ao vivo e 49% compraram produtos de artistas nos últimos 12 meses, em comparação com 47% e 35% dos ouvintes de música em geral, respectivamente.
O impacto do aplicativo nas decisões de compra dos usuários vai além de ingressos para shows e mercadorias de artistas. Em comparação com a média dos ouvintes de música, os usuários do TikTok gastam muito mais dinheiro por mês em compras relacionadas a música, incluindo formatos físicos, cartões-presente e assinaturas de música premium. No Brasil, os usuários do TikTok, em média, gastam 23% mais dinheiro em compras relacionadas à música em comparação com o ouvinte médio e a pesquisa também revela que o brasileiro gasta quase duas vezes mais que os outros países em compra de cartões-presentes relacionados à música.
Consumo de música globalmente
Além disso, o TikTok impulsiona o consumo de música do mundo todo, com seus usuários sendo mais propensos a ouvir músicas internacionais do que a média dos ouvintes de música. Essa preferência, combinada com o alto volume de atividade de descoberta e compartilhamento de músicas no TikTok, pode ser aproveitada por artistas para ampliar sua base de fãs para outros países, o que contribui para lançar artistas globais de gêneros que já foram mais regionalmente nichados, como Reggaeton, Afrobeats e K-Pop.
O interesse dos usuários do TikTok por música internacional é evidente em suas preferências de streaming de música. Em comparação com a média dos ouvintes de música em cada mercado, esse público tem maior probabilidade de indicar que o "acesso a músicas de artistas globais" é um fator extremamente importante ao selecionar um serviço de streaming de música. No Brasil, 64% dos usuários do TikTok priorizam o acesso a artistas globais nestes serviços, número maior do que o ouvintes de música em geral.