Reunião da semana do Copom vai afetar diretamente o seu bolso
O que esperar da reunião do Copom que acontece na próxima semana: como isso afeta você?
Nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, acontecem as próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária). A pauta principal será os rumos da taxa Selic e a situação econômica do Brasil. Na data da reunião, os membros do Comitê irão decidir se a taxa básica de juros aumenta, diminui ou se mantém estável.
Em outubro, na última reunião do Copom, fei definida a taxa Selic ― principal instrumento do Banco Central no controle da inflação ― de 13,75% ao ano. A taxa foi mantida sem ajustes. Para estipular a taxa, o comitê leva em consideração a inflação, as contas públicas, atividade econômica e o cenário externo.
A expectativa é que a taxa básica de juros termine 2022 em 13,75%. E para 2023, a expectativa gira em torno de 11,25%.
De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o aperto adicional poderia acontecer se o Copom entender que a convergência da inflação para a meta não vai acontecer da forma planejada.
“Em novembro, vimos bastante volatilidade em decorrência das incertezas em relação ao programa de governo do presidente eleito Lula. Isso impactou o mercado de renda variável e de renda fixa”, alerta Igor Cavaca, gestor de investimentos da Warren. Acompanhe o comentário do especialista no vídeo acima.