Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rock in Rio: como aproveitar o festival de música sem ficar no vermelho?

Educadores financeiros alertam sobre a importância do planejamento financeiro para curtir sem peso na consciência e nem no bolso

13 set 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Rock in Rio deve reunir mais de 700 mil pessoas na Cidade do Rock.
Rock in Rio deve reunir mais de 700 mil pessoas na Cidade do Rock.
Foto: Getty Images

A 10ª edição do Rock in Rio começa nesta sexta-feira, 13. Um dos mais aguardados festivais de música do Brasil deve reunir mais de 700 mil pessoas, entre moradores do Estado e turistas brasileiros e estrangeiros. Ao todo, serão sete dias de shows na Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Durante os dias de evento, as emoções à flor da pele muitas vezes fazem com que os fãs se esqueçam de contabilizar pequenos gastos. Para manter os entusiastas pelo festival longe do vermelho, educadores financeiros alertam sobre a importância do planejamento financeiro para curtir sem peso na consciência e nem no bolso.

"Estabelecer um teto de gastos e levar uma quantia limitada em dinheiro para evitar compras impulsivas é uma boa técnica de economizar, especialmente em ocasiões como essas, que costumam ter preços inflacionados", aconselha Mila Gaudencio, economista e educadora financeira.

Segundo o Serasa, o cartão de crédito é o principal meio de pagamento para ingressos de shows. Por outro lado, de acordo com o Instituto Locomotiva, também é a principal fonte de dívida para 60% da população. Embora seja considerado por muitos um vilão, Mila afirma que o cartão pode ser um aliado em gastos durante o festival. 

"Se usar o cartão de crédito de forma consciente e estratégica, utilizando benefícios de pontos, por exemplo, ele pode ser um aliado", pondera. 

Thaísa Durso, educadora financeira da Rico, reforça a ideia do teto de gastos para garantir que o orçamento não vire um "rock pesado". Para economizar ainda mais, a educadora sugere a utilização do transporte público ou caronas compartilhadas com amigos. 

"Estabeleça um valor máximo para transporte, alimentação e souvenirs, e divida esse orçamento entre as diferentes categorias para evitar gastar muito em uma só. Para manter o controle financeiro, leve uma quantia fixa em dinheiro ou um cartão pré-pago, em vez de usar o cartão de crédito, que pode ultrapassar seu limite", acrescenta.

Para economizar na alimentação durante festivais, a educadora indica que, antes de sair, a pessoa monte uma bolsinha com lanches práticos, como barrinhas de cereal, frutas secas e sanduíches. Levar uma garrafa reutilizável e, se o festival permitir, um cooler para manter a água e alimentos fresquinhos também pode ajudar. 

"E não se esqueça de fazer uma refeição completa antes de sair de casa, para evitar aquela fome desesperada e a tentação de gastar com lanches e bebidas no festival. Além do mais, dê uma olhada no mapa do evento para descobrir áreas de alimentação com preços mais amigáveis", acrescenta.

Dicas gerais para economizar no Rock in Rio

  • Organize um cronograma com os shows que deseja assistir e dos intervalos para descanso e alimentação. Explore as atividades gratuitas oferecidas além dos shows principais;
  • Leve amigos para dividir os custos de transporte e alimentação – isso torna tudo mais divertido e econômico;
  • Fique atento(a) a promoções e descontos que o evento pode oferecer, como combos de alimentação ou ingressos com desconto para quem compra antecipadamente;
  • Prepare-se para o dia, levando itens essenciais, como protetor solar e uma capa de chuva. Dessa forma, você evita gastos inesperados e aproveita cada momento do festival com tranquilidade e diversão.

Smartphones, livros e mais: os 10 itens mais vendidos em e-commerces no Brasil Smartphones, livros e mais: os 10 itens mais vendidos em e-commerces no Brasil

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade