Roupas da Zara no Brasil estão entre as mais caras do mundo; veja ranking
Índice compara o preço das mesmas peças de roupa vendidas em 55 países em todo o mundo; Brasil está em 11º lugar das mais caras
O Brasil está entre os países mais caros para comprar roupas da Zara, de acordo com uma pesquisa realizada com valores das peças em mais de 50 países onde a grife está presente. O Índice Zara, elaborado pelo banco brasileiro BTG Pactual, tem como objetivo medir os custos que uma rede de varejo tem ao operar no Brasil em relação a outros lugares.
Inspirado no Índice Big Mac, do The Economist, o Índice Zara escolheu a marca porque há presença global. Dessa forma, é possível usar seus produtos como referência para analisar o nível de competitividade de cada nação para o setor de varejo como um todo.
Para a edição deste ano, os pesquisadores usaram 12 peças vendidas em lojas dos 55 países analisados. Toda a análise converte o preço das mesmas peças para o dólar e, em seguida, compara os resultados com o encontrado em outras nações.
No ranking de preço ao consumidor, o Brasil aparece como o 11º colocado de 55 países, mostrando que os brasileiros que desejam consumir peças da rede pagam um preço alto por isso. Por aqui, os preços são 1% mais caros que os praticados nos Estados Unidos, por exemplo.
Esta é uma posição bem distante de vizinhos latinos, como o México, onde comprar roupas na Zara é 6% mais barato que nos EUA; Peru (-13%), Chile (-20%) e Colômbia (-20%).
Veja o ranking dos mais caros:
- Israel (16% mais caro que as roupas nos EUA);
- Arábia Saudita (15%);
- Equador (14%);
- Suíça (12%);
- Singapura (11%);
- Tailândia (7%);
- Rússia (6%);
- Uruguai (4%);
- Vietnã (3%);
- Marrocos (2%);
- Brasil (1%)
As roupas mais baratas podem ser encontradas na Grécia, Eslováquia, Portugal, Eslovênia, Espanha e Turquia onde, em todos os países, os preços praticados são em média 36% mais baratos que os encontrados nas lojas dos EUA.
Poder de compra
A situação dos brasileiros piora quando os valores são corrigidos pelo poder de compra, ou seja, considerando o nível de renda médio de cada país. Neste caso, as roupas da marca podem pesar 121% mais no bolso dos brasileiros do que para os estadunidenses, deixando o Brasil como o país onde os itens de moda são os 8º mais caros entre os 50 países analisados.
A situação só é pior na Rússia (142%); Colômbia (144%); Malásia (159%); Índia (171%); Tailândia (182%); Vietnã (191%) e Turquia (294%).
Procurada, a Zara Brasil informou que não irá se manifestar sobre o assunto.