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Sabonete Gessy volta a ser comercializado após 15 anos e vende 5 milhões de unidades

Anteriormente, a marca chegou a ser líder de higiene pessoal, com quase 80% do mercado de sabonetes do País

24 out 2022 - 13h01
(atualizado às 14h39)
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Sabonete Gessy.
Sabonete Gessy.
Foto: Divulgação / BM&C News

O sabonete Gessy voltou a ser comercializado após 15 anos fora do mercado. A marca que completa 113 anos em 2023, retornou às prateleiras em abril e já vendeu 5 milhões de unidades.

"A primeira batelada de 5 milhões de sabonetes de perfume suave foi vendida num flash, já estamos no mercado com um segundo lote maior e um terceiro em negociação com o varejo", contou Samuel Tocalino, sócio-diretor da Clariq, de acordo com informações do Estadão.

Tocalino é tataraneto dos fundadores da Gessy, o sapateiro Giuseppe Milani e o químico Ettore Manarini.

Anteriormente, a marca chegou a ser líder de higiene pessoal, com quase 80% do mercado de sabonetes do país. Além disso, tornou-se a maior anunciante brasileira em rádio e TV.

No início da década de 1960, a empresa foi vendida pelos herdeiros das famílias dos fundadores para a multinacional Unilever, de produtos de consumo, e a marca Gessy foi junto. "Meu bisavô contava que esse foi, na época, o maior negócio privado da história do Brasil até então, fechado na sede do Citibank, em Nova York (EUA)."

Dessa forma, o plano da companhia não é ter uma planta industrial como os ancestrais da marca, mas trabalhar com fabricantes terceirizados.

A Clariq fechou contrato de cinco anos com a JBS para a produção do sabonete Gessy e poderá fazer o mesmo com outras indústrias para outros itens.

Tocalino não chegou a revelar qual o valor aplicado no negócio. "Para nós três [sócios], o investimento foi grande, mas não se tratam de milhões de dólares." Nesse sentido, o empresário observa que existem marcas que recebem investimentos de US$ 30 milhões logo no primeiro dia de operação, no entanto, esse não é o caminho escolhido pela família, que pretende ter um crescimento gradual e orgânico, sem perder o controle da marca.

Ainda, neste momento, ele contou que está se reunindo com potenciais investidores, uma vez que a marca já está no mercado, com receita de vendas e recompra de clientes, e o risco do negócio diminui para o investidor e o valor da operação fica mais interessante.

Além de atrair investidores, por conta da marca forte, hoje a empresa está em fase de contratação de uma consultoria especializada para identificar a filosofia da marca Gessy. "Quando se fala em Natura, vem a ideia de natureza; quando se fala em Dove, hidratação".

Com isso, Tocalino levantou as possibilidades de a Gessy vir a ser identificada como a marca da família, da mulher que trabalha, da profissional urbana. "É essa identidade que precisamos encontrar."

*Com informações de Estadão Conteúdo

BM&C News
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