Saiba 10 dicas sobre o que fazer quando não há retorno de uma entrevista
Estudo aponta que 2.013 entre 3.991 profissionais disseram já ter passado pela experiência
Após conseguir uma entrevista de emprego cobiçada é comum que o candidato fique ansioso pelo retorno da empresa. Para evitar situações desagradáveis para ambos os lados, a Forbes preparou e publicou esta semana dez dicas do que fazer neste momento.
De acordo com um estudo citado pela publicação, 2.013 entre 3.991 funcionários (60%) disseram que já passaram pela experiência. Ou seja, você não está sozinho, aprenda a lidar melhor com esse momento:
Tome a iniciativa
Não basta esperar. Faça alguma coisa. No mercado atual, cabe aos candidatos terem a iniciativa pelo retorno, explica à revista o especialista em trabalho, Lynn Taylor.
Faça um plano
Já o consultor jurídico, David Parnell, alerta que se você ligar e enviar e-mails demais, você será irritante e pode parecer desesperado. Por outro lado, se você não acompanhar o processo seletivo, você pode estar demonstrando falta de interesse. "Apenas permita-se um determinado número de tentativas ao longo de um tempo limitado.”
Seja simpático
Seja sempre agradável em seu e- mail ou telefonema, mesmo se você estiver irritado com o empregador, diz Taylor. Talvez eles ainda estejam selecionando os candidatos e ainda não tomaram uma decisão ou acham que você tem perfil para uma posição diferente dentro da organização. Saiba lidar com este contratempo, talvez isso possa te diferenciar dos demais candidatos.
Verifique seu networking
Cheque em seu Facebook, LinkedIn e Twitter se ex-colegas ou amigos que atualmente trabalham na empresa têm notícias sobre o status do processo de seleção.
Um feedback imediato
Se possível, você já pode garantir um feedback durante a entrevista. "Se há uma recepção calorosa, então a porta está aberta para você se envolver ainda mais. Se é frio, não perca muito tempo com o assunto. Muitas vezes não ter resposta já é uma resposta”, detalha Taylor.
Mude o foco
Se você acha que é incapaz de obter uma resposta da área de recursos humanos após muitas tentativas, tente a chefia. Nos cargos mais altos muitas vezes é encontrado mais respeito pelo candidato.
Siga sua intuição e seja realista
A rejeição pode ser psicologicamente traumatizante, mas ela também nos leva para outros caminhos. Se a companhia não conferiu seus 37 e-mails, talvez a oportunidade não tenha mesmo dado certo. Siga sua intuição se realmente vale a pena insistir em alguns pedidos de retorno.
Mantenha o empregador informado
Como outras vagas do seu interesse podem surgir, não se esqueça de informar o empregador de quantos ou outros processos de seleção você está participando. Sem ser rude, mas para lembrá-los que você também está olhando para outras opções.
Não torne isso pessoal
Saiba que muitas vezes as vagas mudam seus requisitos, salários, carga horária e até mesmo são descontinuadas, e a maioria das empresas não querer trazer isso a público.
O que essa experiência pode lhe dizer sobre a empresa
O processo de pós-entrevista nem sempre reflete diretamente a cultura corporativa da companhia, mas você vai se lembrar disso quando decidir se candidatar a outro cargo no futuro.