Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Samarco produz 9,7 mi t de pelotas e finos de minério em 2024, maior volume desde retomada

30 jan 2025 - 11h41
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A Samarco, joint venture da Vale com a BHP, produziu 9,7 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro em 2024, o maior volume desde a retomada de suas atividades em dezembro de 2020, informou a companhia em comunicado nesta quinta-feira.

No período, foram embarcados 101 navios no Terminal Marítimo de Ponta de Ubu, no Espírito Santo, disse a empresa.

No acumulado, desde a retomada das atividades operacionais da empresa, até dezembro passado, a produção chegou a 35,41 milhões de toneladas, com 360 navios embarcados.  

"O ano de 2024 marcou a nossa história com a ampliação de 30% para 60% da nossa capacidade produtiva instalada, demonstrando o compromisso da Samarco com a recuperação econômica, manutenção de sua função social e reparação definitiva da Bacia do Rio Doce", disse no comunicado o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela.

A Samarco está em processo de retomada de sua capacidade de produção em fases desde dezembro de 2020, após o rompimento de uma de suas barragens de rejeitos de minério de ferro, em Mariana (MG), em novembro de 2015, ter paralisado suas operações por cinco anos.

Em seu processo produtivo atual, a empresa não utiliza barragens para disposição de resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro.

Para 2025, a companhia reiterou que estima alcançar a produção de 15 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério com a reativação do segundo Concentrador e da segunda Pelotizadora, além da implementação de mais uma planta de filtragem de rejeitos no Complexo de Germano (MG).

O investimento total nessa nova etapa, seguindo o planejamento pautado pela segurança e sustentabilidade, foi de 1,6 bilhão de reais.

Agora, a companhia planeja alcançar 100% de sua capacidade produtiva até 2028. Para essa fase, a companhia prevê retomar a operação do próximo concentrador, em Germano, e das usinas de pelotização, em Ubu, além da construção de mais uma expansão da planta de filtragem em Minas Gerais.

TRIBUTOS GERADOS E COMPROMISSOS

A Samarco também informou nesta quinta-feira que os tributos gerados pela Samarco e aqueles resultantes da aquisição de bens, materiais e serviços de fornecedores somaram 1,37 bilhão de reais entre janeiro e setembro de 2024, sendo 244 milhões de reais para Minas Gerais, 247 milhões de reais para o Espírito Santo e 879 milhões de reais à União.

Atualmente a empresa gera cerca de 15.000 postos de trabalho próprios e contratados.

A empresa adicionou que investiu em segurança após a retomada e que não há registros de acidentes graves.

Segundo a companhia, ela tinha duas estruturas geotécnicas previstas para descaracterização, sendo que a Cava do Germano teve seu processo concluído em 2023 e a Barragem do Germano segue com obras em estágio avançado e tem 87,3% de conclusão.

Em 2024, ressaltou a mineradora, cerca 3 milhões de toneladas de rejeito arenoso gerado em sua produção foram utilizadas nas obras de descaracterização da Barragem do Germano, o que representa cerca de 60% do estéril produzido.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade