Seis das 10 rotas mais turbulentas para aviões em 2024 passam pela América do Sul; veja o ranking
Dessas rotas, cinco passam pela Argentina, segundo levantamento do site Turbli
Seis das 10 rotas que mais tiveram turbulências em aviões em 2024 estão na América do Sul e passam pela Cordilheira dos Andes, de acordo com ranking do site Turbli, plataforma que fornece previsões de turbulência para voos. Entre elas, cinco passam pela Argentina.
A rota mais turbulenta é entre Mendoza, na Argentina, e Santiago, capital do Chile. Em seguida no ranking aparecem as rotas Córdoba (Argentina) - Santiago (Chile), Mendoza (Argentina) - Salta (Argentina) e Mendoza (Argentina) - San Carlos de Bariloche (Argentina), respectivamente.
Todas as rotas do ranking estão em regiões montanhosas ou passam por elas. Outra região que tem destaque no ranking é a do Himalaia, especificamente as rotas de Kathmandu (Nepal) - Lhasa (China), Chengdu (China) - Lhasa (China) e Kathmandu (Nepal) - Paro (Butão).
O Turbli pubica rankings anuais das rotas e dos aeroportos com mais turbulências desde 2022. Para o levantamento, são utilizados dados de previsão de turbulência da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e do UK Met Office, o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido.
"A cada 6 horas, salvamos um registro da previsão mais recente que cobre o mundo inteiro em 18 níveis de pressão, e, ao final de cada mês, combinamos essas informações para derivar estatísticas mensais e, por fim, anuais", explica a plataforma em seu site.
Para o ranking, foram classificadas cerca de 10 mil rotas que conectam os 550 maiores aeroportos do mundo, com base em previsões de turbulência e dados reais de trajetos de voo ao longo do ano.
As 10 rotas com mais turbulências em aviões em 2024, segundo o site Turbli
- Mendoza (Argentina) - Santiago (Chile)
- Córdoba (Argentina) - Santiago (Chile)
- Mendoza (Argentina) - Salta (Argentina)
- Mendoza (Argentina) - San Carlos de Bariloche (Argentina)
- Kathmandu (Nepal) - Lhasa (China)
- Chengdu (China) - Lhasa (China)
- Santa Cruz (Bolívia) - Santiago (Chile)
- Kathmandu (Nepal) - Paro (Butão)
- Chengdu (China) - Xining (China)
- San Carlos de Bariloche (Argentina) - Santiago (Chile)