Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Selic em alta: o que a taxa básica de juros tem a ver com o rendimento do seu dinheiro

Com juros básicos elevados, as contas digitais com rendimento automático ganham destaque

14 abr 2025 - 17h28
Compartilhar
Selic em alta: o que a taxa básica de juros tem a ver com o rendimento do seu dinheiro
Selic em alta: o que a taxa básica de juros tem a ver com o rendimento do seu dinheiro
Foto: Freepik

A taxa Selic deve seguir em patamares elevados até 2027, segundo projeções do Banco Central. A decisão está ligada à expectativa de inflação acima da meta de 3% ao ano. Com juros básicos altos por mais tempo, cresce o interesse por alternativas que rendem mais do que a poupança, como as contas digitais com rendimento automático, atrelado ao CDI.

O que é a Selic?

Inicialmente, é preciso entender o que é a Selic. A sigla vem de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, mas, na prática, ela representa os juros básicos da economia brasileira. É a taxa usada nas negociações entre os bancos e serve de referência para outras taxas, como as de empréstimos, financiamentos e até o rendimento de aplicações financeiras.

Segundo Helberte João França Almeida, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ao manter a Selic elevada, o Banco Central busca sinalizar compromisso com o controle da alta dos preços no futuro. “Ele usa a taxa de juros como ferramenta para influenciar as expectativas do mercado em relação à inflação de médio e longo prazo e manter a credibilidade da política monetária”, explica.

A relação direta entre a Selic e a rentabilidade pode ser sentida principalmente em produtos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que costuma acompanhar de perto a movimentação da taxa básica. É o caso de contas digitais que oferecem rendimento automático, ou seja, sem precisar aplicar em produtos específicos.

Selic alta gera mais rendimentos

Num momento de Selic alta, quem mantém dinheiro em contas com rentabilidade atrelada ao CDI pode ganhar mais. É o que acontece, por exemplo, com contas que oferecem retorno acima de 100% do CDI. Algumas plataformas remuneram saldos com 110% do CDI para valores de até R$ 5 mil, o que, em comparação com a caderneta de poupança, representa um ganho significativamente maior.

Para o economista Daniel Arruda Coronel, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Selic elevada pode ser uma oportunidade para quem está começando a guardar dinheiro. “A elevação da Selic é extremamente benéfica para o pequeno e médio poupador, que passa a ter mais incentivo para poupar e aumentar sua renda”, observa.

Para o consumidor, isso significa que deixar o dinheiro rendendo na conta pode compensar mais do que investir em produtos tradicionais e de menor rentabilidade. Ainda assim, é importante observar que o rendimento costuma ter limite de valor e variação conforme o comportamento da taxa Selic.

Com a Selic elevada, contas digitais que oferecem rendimento automático passam a ser uma alternativa simples e vantajosa para guardar dinheiro. É o caso da 99Pay, conta digital da 99, que remunera o saldo de forma automática e diária, sem que o usuário precise aplicar em produtos específicos. Para valores de até R$ 5 mil, a lucratividade chega a 110% do CDI, percentual superior ao da poupança.

Fonte: 99
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra