Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sem acordo, europeus cancelam reunião sobre crise grega

Na tarde deste domingo, os ministros devem se reunir com os líderes da zona do euro concluir as negociações

12 jul 2015 - 08h32
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Se não houver consenso em novo encontro, Atenas pode ser obrigada a abandonar o euro
Se não houver consenso em novo encontro, Atenas pode ser obrigada a abandonar o euro
Foto: Divulgação/BBC Brasil

Os ministros das finanças da zona do euro cancelaram uma reunião que aconteceria na manhã deste domingo (12) para discutir um novo pacote de resgate financeiro para a Grécia.

No sábado (11), nove horas do que foi descrito como “uma discussão muito difícil” terminarsm sem nenhum acordo.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Na tarde deste domingo, os ministros das finanças devem se reunir com os líderes da zona do euro em um encontro que, segundo o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, vai durar “até que as negociações sobre a Grécia sejam concluídas”.

Sem um acordo, a Grécia pode ser forçada a abandonar o euro.

O correspondente da BBC Jonny Dymond, que está em Bruxelas, disse que é bastante raro se cancelar um encontro da União Europeia tão em cima da hora.

Uma rodada de negocições na véspera terminaram sem acordo e foram descritas como “muito difíceis” pelo líder do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem.

“Tivemos rodadas de conversas profundas sobre as propostas gregas, discutimos questões de credibilidade e confiança e também os entraves financeiros, é claro. Mas não chegamos a nenhum acordo”, disse Dijsselbloem.

E apesar de a retomada das conversas estar marcada para esta tarde e de o presidente do conselho ter dito que se chegará a um consenso, muitos ministros já dizem que esse cenário é distante.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, disse quer “altamente improvável” que uma decisão seja tomada ainda neste domingo sobre um tericeiro pacote de ajuda.

Relatos sobre a reunião de sábado sugeram que ministros alemães estariam preparando um plano que permitira uma saída temporária da Grécia da zona do euro.

O governo grego busca agora uma ajuda de 53 bilhões de euros (US$ 59,5 bilhões) para cobrir suas dívidas até 2018.

Em troca, seriam implementadas muitas das medidas de austeridade inicialmente criticadas pelo atual governo grego e rechaçadas pela maioria da população no referendo.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade