Serasa: demanda das empresas por crédito cai 1,2% em março
No entanto, o primeiro trimestre do ano registrou alta de 3,6%
A demanda das empresas por crédito recuou 1,2% em março na comparação com o mesmo período do ano passado, reflexo da menor quantidade de dias úteis devido à ocorrência do carnaval no mês, informou a Serasa Experian nesta quarta-feira.
No primeiro trimestre do ano, porém, a procura das empresas por crédito registrou alta de 3,6% sobre igual etapa de 2013. O movimento indica "uma antecipação da busca empresarial por crédito visando compensar, previamente, a (menor) atividade produtiva por conta das reduções de horas de produção ou de dias parados durante a realização da Copa do Mundo", avaliaram economistas da Serasa Experian, em nota.
No detalhamento por porte, a Serasa Experian indicou que, entre as empresas médias, a demanda por crédito registrou queda de 3% em março, ao passo que entre as pequenas e micro empresas houve recuo de 1,2%. As empresas de grande porte, por outro lado, registraram forte expansão de 10,3% na procura por crédito no mês.
Na análise por setor, a demanda por crédito na indústria caiu 2,5% em março ante igual mês do ano passado, enquanto no setor comercial foi registrado recuo de 2,8%. No setor de serviços, no entanto, houve expansão de 0,9% na mesma base de comparação.