'Setor privado deve ser um agente de transformação', diz presidente da Natura
Para João Paulo Ferreira, empresas podem ajudar a estabelecer pontes para o diálogo
Para João Paulo Ferreira, presidente da Natura & Co. América Latina, promover o respeito à comunidade LGBTQIA+ e demais grupos sub-representados é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e próspera. Segundo ele, o apoio à derrubada do PL 504 representa um novo patamar de apoio à causa. Veja os melhores momentos da conversa.
A empresa acredita que, de forma geral, o meio corporativo deve se posicionar sobre questões como diversidade e causas sociais?
O setor privado deve ser um importante agente de transformação social. As empresas podem ajudar a estabelecer pontes para o diálogo. A crise atual (da covid-19) é um chamado à atuação das empresas, ao nos lembrar, mais do que nunca, que estamos todos interconectados e somos interdependentes. Sem a universalização da vacinação, ampliaremos o fosso social e as divisões que tornam o Brasil um país tão desigual e injusto.
Além da diversidade e da causa ambiental, quais outras causas a Natura abraça?
Por meio do Instituto Natura, atuamos para contribuir com a educação pública de qualidade. O apoio se dá com uma linha de produtos chamada Crer para Ver, cujo lucro obtido pelas vendas é 100% direcionado a iniciativas educacionais promovidas pelo nosso instituto. Em 2020, a arrecadação superou R$ 70 milhões. Outra causa importante neste momento é o combate à violência contra mulheres e meninas, uma das frentes de atuação do Instituto Avon.
O apoio à derrubada do PL 504 representa um novo patamar de apoio à causa LGBTQIA+ pelas empresas?
Acredito que sim, e isso é resultado de um aumento do debate em relação a temas e causas sociais importantes, entre elas a diversidade. Não há, e não pode haver, espaço para retrocesso nessa pauta. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e atentos a companhias que alinham práticas aos seus discursos - e também cobram que as empresas se posicionem cada vez mais. É preciso honrar a diversidade presente na sociedade.
Por que a causa LGBTQIA+ é relevante para a Natura?
Promover o respeito à comunidade LGBTQIA+ e demais grupos sub-representados é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e próspera. Esse valor está expresso em nossas crenças há décadas e presente em nossas campanhas publicitárias e projetos patrocinados, incentivando o orgulho de ser e amar quem quiser.