Skate nas Olimpíadas: comércio faturou mais de R$ 530 mi com conquistas de brasileiros
Levantamento mostra que sucesso de Rayssa Leal, Kelvin Hoefler e Pedro Barros em Tóquio 2020 impulsionou as vendas digitais de skates
Rayssa Leal, Kelvin Hoefler e Pedro Barros chegam a Paris-2024 para a sua segunda aparição em Jogos Olímpicos, após a estreia em Tóquio-2020. A performance do trio, que conquistou três medalhas de prata na última Olimpíada, fez as vendas digitais de skates aumentarem no Brasil, segundo levantamento da Neotrust.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em parceria com mais de 5 mil e-commerces brasileiros, o levantamento feito pela empresa de soluções de inteligência para o varejo online, mostra que houve um aumento de 58% no faturamento de skates no comércio digital nas duas semanas após as provas, que ocorreram em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. Na época com 13 anos de idade, Rayssa Leal havia se tornado a medalhista mais jovem da história brasileira a participar dos Jogos Olímpicos.
No total, o período de duas semanas antes das Olimpíadas de 2020 (9 a 22 de julho de 2021) registrou venda de cerca de R$ 159 milhões no varejo online brasileiro. Durante os Jogos (23 de julho a 8 de agosto), foram R$ 211,2 milhões. Nas duas semanas seguintes (9 a 22 de agosto), R$ 160,1 milhões. O total geral dos três períodos, portanto, foi de R$ 530,3 milhões.
Em relação ao perfil dos consumidores, houve aumento significativo na participação das mulheres, que representaram 61% dos compradores de skates. Outro dado relevante foi o aumento no número de consumidores de até 20 anos, que quadruplicou entre os períodos antes e depois do evento.
Além dos skates, outros produtos relacionados ao esporte registraram aumento nas vendas, como roupas, tênis e acessórios específicos para skatistas.
"O desempenho desses atletas despertou o interesse da população, especialmente entre as crianças, levando a um aumento nos pedidos de skates", afirma Jean-François Laloux, consultor da Neotrust.
Além de Rayssa Leal, Kelvin Hoefler e Pedro Barros, representarão o Brasil nos Jogos de Paris: Dora Varella, Gabriela Mazetto, Isadora Pacheco, Pâmela Rosa, Raicca Ventura, Augusto Akio, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Luigi Cini. Os atletas disputarão nas modalidades Street e Park.
Outras modalidades
Além do comércio de skates, itens esportivos de surfe e ginástica também aumentaram as saídas com as Olimpíadas. Os itens com maior crescimento nas vendas, no comparativo antes x depois dos Jogos Olímpiicos de Tóquio, foram os de balé, jazz e danças (183,3%), handebol (122,7%), tiro esportivo e air soft (109,2%), e artigos de praia e piscina (88,1%).
Artigos de tênis, squash e badminton também foram bem naquele período de 2021. No período pré-olímpico, o setor vendeu R$ 1 milhão em produtos. Já nas duas semanas pós-Jogos, foram comercializados R$ 1,2 milhão, um aumento de 17,8%. O perfil desse público era majoritariamente masculino (cerca de 66%), com idade entre 35 e 44 anos (35,5%).