Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Soft skills: era digital mudou o mercado de trabalho

Transformando habilidades interpessoais em vantagem competitiva

10 dez 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Imagem gerada com a IA Visual Electric

O mercado de trabalho contemporâneo está em constante mudança, impulsionado por inovações tecnológicas. Nesse cenário dinâmico, as soft skills, ou habilidades interpessoais, emergem como fundamentais. De acordo com Rohan Rajiv, diretor de gerenciamento de produtos do LinkedIn, “as soft skills básicas tornaram-se ainda mais importantes devido ao aumento do trabalho remoto e autônomo e estão crescendo em importância em todos os setores, níveis e ambientes de trabalho.”

Soft Skills: O Equilíbrio Necessário

As soft skills, vão desde uma comunicação eficaz, trabalho em equipe, criatividade, até curiosidade, flexibilidade, empatia e pensamento crítico, e são cada vez mais valorizadas pelas empresas e recrutadores. Diferentemente das hard skills, que são habilidades técnicas específicas, as soft skills são transferíveis entre diferentes profissões e setores. Elas permitem que os profissionais se adaptem a novos ambientes e mudanças, especialmente aqueles que são digitalmente orientados.

Soft Skills em Alta

A comunicação eficaz, por exemplo, é crucial para a colaboração em ambientes cada vez mais virtuais e multiculturais. O trabalho em equipe, reforçado por ferramentas digitais, exige uma habilidade única de colaborar remotamente. Além disso, a capacidade de resolver problemas de forma criativa torna-se indispensável em um mundo onde as soluções pré-fabricadas são muitas vezes insuficientes.

Conforme relatado em uma pesquisa da McKinsey, 69% das organizações estão atuando mais no desenvolvimento de habilidades agora do que faziam antes da crise da Covid-19.

Desenvolvendo Soft Skills no Mundo Digital

A transformação digital exige não apenas a adaptação a novas tecnologias, mas também a gestão eficiente do tempo e autodisciplina, especialmente em configurações de trabalho remoto. Empresas estão utilizando plataformas digitais para treinamentos focados no desenvolvimento de soft skills. A avaliação e o feedback contínuos ajudam os profissionais a aprimorar essas habilidades, enquanto uma cultura organizacional forte e uma liderança digital eficaz podem fomentar um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

10 soft skills que serão indispensáveis até 2025

Com base no relatório do Fórum Econômico Mundial estas são algumas das competências que tem projeção para estarem em alta até o ano de 2025:

  1. Pensamento analítico e inovação;
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
  3. Criatividade;
  4. Liderança;
  5. Uso, monitoramento e controle de tecnologias;
  6. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  7. Inteligência emocional;
  8. Experiência do usuário;
  9. Ser orientado a servir o cliente;
  10. Persuasão e negociação.

As soft skills são indispensáveis no mercado de trabalho atual, enriquecendo as habilidades técnicas e digitais. Profissionais e organizações devem investir no desenvolvimento dessas competências para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em uma era cada vez mais digital.

(*) Danilo Parise é CEO e co-fundador da Ludos Pro, plataforma de gestão de aprendizagem gamificada.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade