Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Consórcio é seguro e estável. Saiba mais sobre a modalidade

Afinal, como funciona o consórcio e quem pode recorrer a esse tipo de crédito?

28 abr 2021 - 10h00
(atualizado em 4/1/2022 às 11h20)
Compartilhar
Foto: Pexels

Se você sonha com um imóvel, um veículo novo, ou até mesmo, com a possibilidade de concluir ou iniciar os estudos, mas acredita que esse tipo de situação não se encaixa na sua realidade, não desanime. Há diversas maneiras de tirar do papel cada um dos objetivos da sua vida.

Uma delas é o consórcio, modalidade de compra segura, estável, que não exige valor de entrada e cabe perfeitamente no seu bolso, com parcelas pensadas de acordo com a sua necessidade e disponibilidade. Mas, afinal, como funciona o consórcio e quem pode recorrer a esse tipo de crédito?

O consórcio nada mais é que do que um sistema de compra programada, pelo qual a administradora reúne um grupo de interessados pelo mesmo bem (imóvel, veículo ou serviço), que paga mensalidades pré-estabelecidas com o objetivo de juntar o montante desejado para aquisição dele.

Uma das vantagens do consórcio de carros ou consórcio de imóveis é que, ao contrário dos financiamentos praticados por instituições financeiras, não é necessário dar um valor de entrada e, mensalmente, o consorciado tem a chance de receber sua carta de crédito por meio de sorteio, ou oferecendo um lance, uma espécie de leilão em que a maior oferta leva.

Ou seja, mesmo que você não tenha o valor mínimo para adquirir o bem, ou o serviço desejado, é possível ser contemplado com a carta de crédito muito antes do final do contrato, sem estar suscetível a nenhuma carga tributária.

E por falar em tributos, as únicas taxas cobradas pelo consórcio são a administrativa e o fundo de reserva, valores que garantem a manutenção do grupo em casos de inadimplência e atrasos. Os reajustes são anuais, baseados em indicadores econômicos como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Importante ressaltar que a carta de crédito também é reajustada de acordo com esses indicadores.

Segurança

O consórcio é fiscalizado pelo Banco Central e também possui uma associação própria, a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio). Além disso, toda a negociação, realizada com a administradora do consórcio, é respaldada por contrato.

Em caso de inadimplência, o consorciado poderá sofrer sanções. Quando há mais de uma parcela em atraso, o membro poderá ser excluído do grupo, conforme estabelecido em contrato. Caso seja contemplado no sorteio e tiver parcelas em aberto, o prêmio poderá ser cancelado e, se ele já tiver com a carta de crédito em mãos, a administradora poderá executar as garantias contratuais em relação ao bem, além de cobrar multa e juros.

Tenho pressa, e agora?

Em geral, o consórcio é indicado para quem não tem pressa em adquirir o bem ou o serviço. No entanto, há maneiras de acelerar o processo e obter a carta de crédito mais rápido.

Além do sorteio realizado todo mês e que contempla um consorciado, é possível dar um lance – quem fizer a melhor oferta durante a assembleia mensal recebe a carta de crédito. Se o valor oferecido não for suficiente, o membro tem a chance de voltar a fazer um lance no mês subsequente.

Uma outra opção é o lance embutido, quando o consorciado usa uma parte da própria carta de crédito para o seu lance. Nesse caso, a recomendação é que o valor do consórcio seja um pouco acima do bem desejado. No caso, de consórcio de carro, existe o Troca de chaves, uma facilidade em que é possível oferecer seu usado como lance.

Liberdade de compra

Engana-se quem pensa que é preciso escolher o serviço ou o bem na hora de adquirir o consórcio. Isso porque a carta de crédito funciona como um “vale-compra”, ou seja, assim que o consorciado for contemplado, ele poderá decidir qual produto ou marca atende melhor sua necessidade. A única ressalva é respeitar a natureza do bem – um consórcio de carro permite apenas a compra de um automóvel, assim como o consórcio imobiliário dá direito à compra de uma casa, um terreno ou apartamento.

Ficou interessado? Então faça agora um consórcio simulação e tire do papel aquele sonho que está engavetado há muito tempo. Com um bom planejamento, você consegue atingir seus objetivos sem comprometer o orçamento.

Foto: FF
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra