Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP: inflação acelera alta a 0,94% em janeiro puxada por educação

Grupo com maior peso sobre a variação do índice foi educação, que registrou alta de 6,95% no mês

4 fev 2014 - 08h39
Compartilhar
Exibir comentários

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo encerrou janeiro com alta de 0,94%, depois de avançar 0,65% em dezembro, pressionado principalmente pelos preços de educação e de despesas pessoais, informou nesta terça-feira a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Na terceira semana de janeiro, o IPC-Fipe tinha subido 0,86%.

O resultado final de janeiro ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters, cuja mediana de 9 analistas apontava alta de 0,90%, com as projeções variando entre 0,70% e 0,93%.

Segundo a Fipe, o grupo com maior peso sobre a variação do índice foi educação, com 0,2474 ponto percentual, após registrar alta de 6,95% em janeiro, ante variação positiva de 0,07% no mês anterior. O segundo maior peso veio de despesas pessoais, com alta de 1,96 por cento, representando 0,2319 ponto percentual.

O mercado aguarda agora a divulgação na sexta-feira do resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, depois de o alto nível dos preços no ano passado ter levado o Banco Central a elevar a Selic no início do ano em 0,5 ponto percentual, para 10,5%.

A divulgação do IPC-Fipe referente à primeira quadrissemana de fevereiro ocorrerá em 11 de fevereiro. O IPC-Fipe mede as variações semanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade