Stanley identifica defeito e recolhe mais de 401 mil garrafas no Brasil por risco de queimaduras
Empresa afirmou que alteração no design da tampa pode causar vazamentos e possíveis queimaduras nos usuários; consumidores com produtos afetados devem solicitar a troca da tampa
A marca americana Stanley, famosa por suas garrafas e copos térmicos, comunicou nesta semana à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que identificou um defeito em 401.211 canecas no Brasil. A empresa anunciou o recall (recolhimento) das garrafas após constatar uma "pequena alteração no design da tampa das canecas de viagem Stanley Switchback e Trigger Action" que pode causar vazamentos e possivelmente queimaduras por bebidas quentes.
A Stanley informou que o defeito não resultou em nenhum incidente grave. Porém, houve 38 ocorrências no mundo devido ao problema, três delas no Brasil. A marca retirou do mercado dos Estados Unidos, na semana passada, 2,6 milhões de garrafas térmicas, depois que dezenas de usuários se queimaram com líquido quente.
A empresa agora está realizando a troca dos produtos, com monitoramento pela Senacon. "A empresa ressaltou que está tomando as medidas necessárias para resolver a situação, cumprindo as exigências legais e garantindo a segurança do consumidor", disse a Senacon em nota.
Como saber se preciso trocar?
Para saber o modelo da caneca, o consumidor pode consultar a identificação na parte inferior de cada produto. As canecas que estão sendo recolhidas pela marca possuem códigos de modelo 20-01436 e 20-02824, disponíveis na parte inferior dos produtos.
A Stanley informa que redesenhou o design das tampas dessas canecas para melhorar o encaixe da rosca e reduzir o risco de seu desprendimento. A nova tampa está sendo oferecida gratuitamente para todos os consumidores que adquiriram as canecas Switchback e Trigger Action afetadas.
A Stanley solicita que todos os consumidores desses produtos solicitem a nova tampa por meio do telefone 0800-021-3278 (segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto feriados nacionais), e-mail sac@stanley1913.com ou website www.stanley1913.com.br, na aba garantia vitalícia. As tampas originais devem ser descartadas, diz a marca em nota.