Stellantis planeja investir 1,5 bilhão de euros na fabricante de veículos elétricos Leapmotor
Investimento dará à Stellantis uma participação de aproximadamente 20% na montadora
A Stellantis planeja investir cerca de 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 7,90 bilhões) na Leapmotor, uma fabricante chinesa de veículos elétricos, anunciaram as empresas na quarta-feira, 25.
As empresas afirmaram em comunicado conjunto que formaram uma parceria estratégica e uma joint venture com o objetivo de expandir as vendas da fabricante chinesa de veículos elétricos tanto dentro quanto fora da China.
A Stellantis afirmou que espera se beneficiar do "ecossistema de veículos elétricos centrado em tecnologia" da Leapmotor na China para atender às suas próprias metas de transição para veículos elétricos.
O investimento dará à Stellantis uma participação de aproximadamente 20% na Leapmotor. As empresas afirmaram que a joint venture liderada pela Stellantis com 51% terá direitos exclusivos para exportar e vender os veículos da Leapmotor fora da China.
A Leapmotor tem se concentrado no segmento de médio a alto padrão do mercado de veículos elétricos na China, tendo vendido 111 mil veículos elétricos em 2022. Até agora, introduziu três modelos de veículos elétricos. Já a Stellantis é uma montadora multinacional formada a partir da fusão do conglomerado ítalo-americano Fiat Chrysler Automobiles e do grupo francês PSA. /AP