STOXX 600 ronda estabilidade com mercados à espera de posse de Trump
O principal índice acionário da Europa rondava a estabilidade nesta segunda-feira, depois de subir para a máxima de quase três meses, impulsionado pelos ganhos em ações de bancos e do setor de viagens, enquanto os investidores se preparam para a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
O índice STOXX 600 caía 0,04%, a 523,40 pontos, após avançar mais de 2% na última semana.
Os mercados dos EUA estarão fechados para o Dia de Martin Luther King, mantendo os volumes de negociação mais leves do que o normal.
Donald Trump tomará posse como presidente dos EUA às 14h(horário de Brasilía) em um evento global altamente esperado, com o foco dos investidores na série de decretos relativas à imigração, energia e tarifas que ele se comprometeu a assinar no primeiro dia.
"Ninguém sabe realmente o que ele estará disposto a fazer e até onde irá", disse Ipek Ozkardeskaya, analista sênior de mercado do Swissquote Bank.
"As ações europeias estão agora indecisas entre o otimismo global e as expectativas de condições financeiras brandas, bem como o risco Trump."
Ultimamente, os investidores têm se mostrado cautelosos, pois acreditam que as políticas protecionistas de Trump, incluindo tarifas sobre os principais parceiros comerciais, podem ser inflacionárias para os EUA e para a Europa.
"Há a esperança de que Trump esteja entrando em cena com um primeiro soco e que ele vá suavizar seu tom e que seus próximos quatro anos não pareçam tão ruins", disse Ozkardeskaya.
O índice bancário tinha um ganho de 0,7%, o maior entre todos os setores, seguido por um avanço de 0,4% para o índice de viagens e lazer. O setor de serviços públicos caía 1,1%, limitando os ganhos gerais.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,09%, a 8.512 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,03%, a 20.909 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,08%, a 7.715 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização de 0,37%, a 36.131 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava baixa de 0,02%, a 1.913 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizava-se 0,11%, a 6.556 pontos.