STOXX 600 sobe com impulso dos setores de saúde e de tecnologia
O principal índice acionário da Europa avançava nesta quarta-feira, impulsionado por ações dos setores de tecnologia e de saúde, com os mercados parecendo ignorar os temores por tarifas de importação desencadeados por novas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O índice STOXX 600 subia 0,65%, a 529,41 pontos.
Ações do setor de saúde lideravam os ganhos, subindo 1%, impulsionadas por um aumento de 2,3% na Novo Nordisk.
Papéis em todo o mundo recebiam um impulso depois que Trump anunciou uma série de novas medidas, junto dos ganhos robustos da Netflix, elevando a confiança dos investidores.
Os mercados pareciam ignorar a promessa de Trump de atingir a União Europeia com novas tarifas e a ameaça de impor uma tarifa de 10% sobre os produtos da China em 1º de fevereiro.
"Ainda não há clareza sobre qual é exatamente o plano tarifário. Portanto, há um elemento de mercados que se prepararam para notícias muito ruins e ainda não as receberam", disse Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.
Os investidores têm comprado ativamente ações europeias nas últimas semanas, já que as avaliações caíram em relação aos Estados Unidos e muitos têm buscado uma alternativa para o caro mercado tecnológico de Wall Street.