Super Quarta com Fed e Copom e mais destaques do mercado hoje
A Assembleia Geral das Nações Unidas segue nesta quarta com discursos dos chefes de Estados
As bolsas internacionais operam entre perdas e ganhos nesta quarta-feira (21), enquanto os índices futuros dos Estados Unidos estão dentro da estabilidade, com o mercado no aguardo da decisão sobre a taxa de juros do Federal Reserve. Além da decisão, o presidente do Fed, Jerome Powell, fará entrevista coletiva logo após o anúncio.
Na "Super Quarta", é esperado que o Banco Central norte-americano eleve em 75 pontos-base os juros, e o BC brasileiro mantenha a taxa Selic em 13,75%, sem aumento residual. A principal atenção, porém, ficará em relação à linguagem do comunicado das duas instituições.
A Assembleia Geral das Nações Unidas segue nesta quarta com discursos dos chefes de Estados. O presidente dos EUA, Joe Biden, falará na ONU pela manhã, e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fará seu discurso à tarde.
A escalada da guerra na Ucrânia aumentou após a Ucrânia recuperar alguns territórios no nordeste do país. O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma mobilização militar parcial e afirmou no discurso televisionado pré-gravado que o Ocidente "quer destruir nosso país". A Rússia convocará 300 mil reservistas como parte de sua mobilização parcial, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu.
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam em baixa hoje após Wall Street sofrer uma nova rodada de perdas à espera de mais uma agressiva elevação de juros nos EUA.
▪️Tóquio — Nikkei, -1,36%
▪️Hong Kong — Hang Seng, - 1,79%
▪️Seul — Kospi, -0,87%
▪️Taiwan — Taiex, -0,86%
▪️China —Xangai, -0,17%
▪️China — Shenzhen, -0,37%
Agenda econômica
▪️ Eleições: PoderData divulga pesquisa presidencial;
▪️ Alemanha: Dirigente do BCE, Luis de Guindos, discursa no Insurance Summit 2022, organizado pelo Altamar CAM em Colônia (4h);
▪️ Paulo Guedes participa da cerimônia de abertura do 30º Congresso & ExpoFenabrave, em São Paulo (11h);
▪️ EUA/NAR: vendas de moradias usadas de agosto (11h);
▪️ EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 16/09 (11h30);
▪️ BC: Fluxo cambial semanal (14h30);
▪️ EUA: Fed divulga decisão de política monetária, com projeções atualizadas, seguida de coletiva de imprensa do presidente da instituição, Jerome Powell (15h);
▪️ BC anuncia decisão do Copom para a Selic (após as 18h30).
*Com BM&C Now e BDM