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Sustentabilidade é tão essencial como inovação para o sucesso do negócio, diz diretor da Coca-Cola

Executivos de empresas destacam, no 2º painel do 'Estadão Summit ESG 2024', investimentos em soluções voltadas para o combate das mudanças climáticas

26 set 2024 - 15h06
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A sustentabilidade é vista por grandes empresas como um item fundamental para o sucesso do negócio. Na Coca-Cola, o tema é encarado com prioridade estratégica. "Para nós, sustentabilidade é tão essencial como inovação para o sucesso do negócio. A empresa busca sempre se antecipar às tendências e regulações, o que é essencial para manter sua relevância e liderança no setor de bebidas", disse Rodrigo Brito, diretor de Sustentabilidade para o Brasil e Cone Sul da Coca-Cola Company, durante o Estadão Summit ESG 2024, nesta quinta-feira, 26, no Teatro B32, em São Paulo.

Durante o painel Pesquisa e Inovação para a Retomada da Indústria Brasileira, o executivo destacou as iniciativas de reciclabilidade e a utilização de embalagens retornáveis. De acordo com ele, globalmente, a Coca-Cola tem a meta de que 25% das suas vendas sejam feitas com embalagens retornáveis. Na América Latina, essa porcentagem já é de 31%, graças ao hábito local de devolver as garrafas para reutilização. "Uma embalagem retornável pode ser usada até 35 vezes antes de ser reciclada, o que reduz significativamente a produção de novas embalagens de plástico virgem", afirmou.

Brito lembrou que duas inovações relevantes nesse setor vieram do Brasil e Chile. A primeira é a criação da "garrafa universal", esforço para que todas as marcas do sistema Coca-Cola utilizem o mesmo formato de garrafa, o que facilita a produção. Essa inovação já foi adotada em 34 países. A segunda é a "garrafa serializada", que começou a ser testada no Chile e será implementada no Brasil em breve. "Cada garrafa retornável possui um QR Code único, permitindo o rastreamento de sua trajetória e incentivando o consumidor a devolvê-la, oferecendo benefícios como descontos em pontos de venda", disse.

Criação da 'garrafa universal' é uma das iniciativas citadas por Brito, da Coca-Cola
Criação da 'garrafa universal' é uma das iniciativas citadas por Brito, da Coca-Cola
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Regis Ataides, vice-presidente de Automação Industrial e head de Digitalização da Schneider Electric Brasil, também destacou a importância da sustentabilidade. "Há mais de 20 anos, a empresa adotou uma visão de sustentabilidade, antes mesmo de o conceito ESG ganhar força. O ex-CEO introduziu essa mentalidade, e desde então, a Schneider tem liderado uma jornada de transformação, provando que crescimento e sustentabilidade devem caminhar juntos", afirmou.

De acordo com ele, nos últimos anos, a empresa investiu muito em tecnologia e o principal mote deste investimento é a sustentabilidade. "Desenvolvemos hardwares e softwares que otimizam a gestão energética e a automação industrial, sempre focando em melhorar a performance dos produtos. Além disso, oferecemos consultoria e tecnologia para apoiar empresas na transição energética, visando o consumo mais eficiente de recursos, como energia, água e redução de emissões de carbono", afirmou.

Por três anos consecutivos, a Schneider foi considerada a empresa mais sustentável do mundo. "Isso reflete o trabalho contínuo e dedicado da equipe em prol da sustentabilidade, mostrando que não é resultado de sorte, mas sim de um esforço constante", disse o executivo.

'Desenvolvemos hardwares e softwares que otimizam a gestão energética', diz Ataides, da Schneider
'Desenvolvemos hardwares e softwares que otimizam a gestão energética', diz Ataides, da Schneider
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Maurício Colombari, sócio líder de Sustentabilidade na PwC Brasil, enfatizou a necessidade de uma ação colaborativa e imediata. "É evidente que estamos enfrentando uma emergência climática, e a urgência em avançar nesse tema é inegável. A inovação será fundamental para acelerar esse processo, mas, em muitos casos, parece que ainda estamos em uma fase de conscientização e educação sobre o que precisa ser feito", afirmou.

Ele destacou a pressão crescente sobre o futuro e lembrou que 2050, apesar de parecer distante, está muito próximo quando pensamos em termos de mudanças climáticas e seus impactos. "As decisões que tomamos agora são cruciais, principalmente para as próximas gerações. Esse cenário de emergência climática deve ser conectado à sustentabilidade corporativa, o que inclui avaliar os riscos para as empresas", disse.

Maurício Colombari, sócio líder de Sustentabilidade na PwC Brasil, vê oportunidades
Maurício Colombari, sócio líder de Sustentabilidade na PwC Brasil, vê oportunidades
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Colombari também afirmou que é importante considerar as oportunidades que surgem nesse contexto, como o papel do Brasil no plano de transição ecológica, e a forma como as empresas podem adaptar-se para capturar essas oportunidades.

"Outro ponto central é o impacto que as empresas geram no meio ambiente e na sociedade, e como elas podem reduzir esse impacto. Isso envolve desde iniciativas voltadas para eficiência hídrica até a criação de ecossistemas que favoreçam soluções inovadoras. A colaboração entre governo, sociedade e empresas é fundamental para que essas pautas avancem e, nesse processo, a inovação surge como um elemento chave", concluiu.

Estadão
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