Suzano fecha acordo de mais de R$ 1,3 bilhão pela compra de 15% da Lenzing, empresa do setor têxtil
A transação marca a entrada da companhia brasileira especializada em celulose no setor têxtil
A Suzano anunciou, na manhã desta quarta-feira, 12, a compra de 15% das ações da Lenzing, empresa austríaca do setor têxtil. A transação custou à companhia brasileira quase 230 milhões de euros, o equivalente a mais de R$ 1,3 bilhão.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No anúncio aos investidores, a empresa de celulose afirmou que a aquisição da participação minoritária na Lenzing busca, primeiro, conhecer mais sobre o negócio para, então, fazer uma oferta pelo controle da companhia. Já foi definido, inclusive, que a Suzano terá o direito de alterar o controle da Lenzing mediante aquisição de uma participação adicional de mais 15%, por um preço ainda a ser determinado. Tal acordo é válido até o final de 2028. A operação foi realizada em parceria com a B&C, holding que detém a Lenzing.
A aquisição da participação minoritária marca a entrada da Suzano no ramo da indústria têxtil. A Lenzing é uma empresa global de fibras especiais com sede em Lenzing, na Áustria, que, segundo a companhia brasileira, tem fábricas estrategicamente localizadas em todo o mundo.
A empresa austríaca é especializada na produção de fibras de celulose à base de madeira (liocel, modal e viscose). Tem uma capacidade de produção anual superior a 1 milhão de toneladas e lidera a indústria na
produção de fibras ecologicamente sustentáveis. Suas fibras são utilizadas em várias aplicações, incluindo roupas, têxteis para o lar, produtos de higiene e materiais não tecidos.
Ainda de acordo com o anúncio, mesmo com a transação bilionária, a Suzano disse que não haverá impacto material para sua alavancagem financeira e/ou endividamento.