Taxa de desemprego na Grande São Paulo fica estável em julho
Trata-se do quarto mês consecutivo em que a taxa mantém estabilidade
A taxa de desemprego manteve-se relativamente estável em julho na região metropolitana de São Paulo, variando de 11,3% em junho para 11,4% em julho.
O dado é da Pesquisa de Emprego e Desemprego divulgada hoje pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Em julho de 2013, a taxa de desemprego era 11%. Segundo o Dieese, é o quarto mês consecutivo em que a taxa mantém estabilidade.
O número de desempregados na região metropolitana de São Paulo foi estimado em 1,257 milhão de pessoas em julho, 22 mil a mais do que no mês anterior. Já a população economicamente ativa foi estimada em 11,028 milhões em julho.
O nível de ocupação cresceu 0,8% e o contingente de ocupados foi estimado em 9,771 milhões de pessoas. Segundo a pesquisa, o crescimento se deu pelo aumento nos setores de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (mais 100 mil postos de trabalho) e na construção (geração de 35 mil postos), embora os setores de serviços (com menos 46 mil postos) e a indústria de transformação (com redução de sete mil postos de trabalho) tenham apresentado queda.
O rendimento médio dos trabalhadores ocupados na região caiu 2% entre maio e junho, alcançando R$ 1.869 em média. Já o rendimento médio dos assalariados diminuiu 0,9%, totalizando R$ 1.873 em média.