Taxas de juros sobem pelo 13º mês seguido em junho
Maior alta, de 1,71%, foi registrada no juros do cartão de crédito
As taxas de juros das operações de crédito registraram alta em junho pelo 13º mês seguido, informou a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) nesta terça-feira. A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou elevação de 0,05 ponto percentual no mês em relação a maio, ficando em 6,03% mensais.
Das seis linhas de crédito para pessoa física pesquisadas, cinco foram elevadas em junho. Registraram alta as modalidades juros do comércio (0,43%), cartão de crédito rotativo (1,71%), cheque especial (0,73%), empréstimo pessoal - bancos (1,17%) e empréstimo pessoal – financeiras (0,82%). Apresentou queda a modalidade CDC – bancos, financiamento de automóveis (-1,11%).
Em comunicado, o diretor-executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, afirmou que as altas das taxas se devem ao aumento da inadimplência e ao cenário econômico nacional com expectativa de piora nos índices de inflação e de crescimento da economia. “Estes fatos têm levado as instituições financeiras a aumentarem suas taxas de juros acima das elevações da Selic”, disse Oliveira.
Pessoa jurídica
A taxa de juros média geral para pessoa jurídica também registrou alta em junho, de 0,03 ponto percentual, passando para 3,44% ao mês. Foram elevadas as modalidades desconto de duplicatas (1,61%) e conta garantida (1,01%). Teve baixa em junho a linha de crédito para capital de giro, com variação negativa de 1,09%.