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Telemarketing intrusivo: o que muda com o código 0303

Fundador de startup do ramo de telefonia explica como as mudanças impactam o setor.

7 abr 2022 - 04h00
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Diogo Hartmann, fundador e CEO da 3C Plus 
Diogo Hartmann, fundador e CEO da 3C Plus
Foto: Felipe Bahls / Divulgação

Anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começou a valer em março de 2022 o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A iniciativa tem como objetivo ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada ou não. 

Esse código deve aparecer no início do número de qualquer ligação que vise a oferta de produtos ou serviços. No entanto, inicialmente essa nova regra valerá apenas para as prestadoras de telefonia móvel. As empresas de telefonia fixa terão até junho para se adequarem a essa nova realidade”, explica Diogo Hartmann, fundador da 3C Plus, startup do ramo de telefonia.

De acordo com a Anatel, o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. Ainda conforme a agência reguladora, as operadoras também deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor.

“É importante salientar que apenas as ligações de telemarketing que visam a venda de produtos e serviços terão que utilizar esse código. As ligações de cobrança, pesquisas e pedido de doações não serão afetadas”, finaliza Hartmann.

O discador automático passa a ser ainda mais importante para a rotina das empresas que trabalham com oferta de produtos e serviços por telefone, já que a tendência é que aumente o número de consumidores recusando as ligações com o prefixo 0303. 

As empresas que contarem com um discador automático com reconhecimento inteligente de chamadas improdutivas - aquelas que vão para a caixa postal ou são recusadas - perderão menos tempo com esse tipo de situação, podendo focar apenas nos consumidores que concordam em receber contato por telefone.

Além disso, as empresas podem usar o mesmo número com o prefixo 0303 para receber chamadas. Assim o consumidor tem autonomia para contactar a empresa usando esse número receptivo. Com o ferramenta da 3C Plus as empresas podem trabalhar tanto com o telemarketing ativo quanto com o receptivo em apenas um dashboard. 

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