Tendências do varejo pra atrair e fidelizar o consumidor em 2023
Vender produtos e serviços no varejo deixou de ser um modelo de negócio estático nos últimos tempos
Com o avanço da tecnologia, de uma forma geral, os setores de marketing e vendas precisaram sair da zona de conforto, se inteirar do assunto e acompanhar a evolução das estratégias para continuar escalando vendas e fidelizando consumidores.
Mas não é qualquer estratégia que tem atraído os consumidores. Já não é de hoje que as informações chegam até eles em uma velocidade instantânea.
Conectados e atentos em relação a visão e valores das marcas, estão cada vez mais informados e exigentes na hora de decidir por produtos ou serviços de empresas com as quais eles querem manter um relacionamento duradouro.
Compras em sites virtuais e em lojas físicas estão tête-à-tête
Para quem achou que as vendas online iam derrubar as vendas em lojas físicas com o passar do tempo, se enganou, pelo menos por enquanto.
Acompanhar esse tipo de informação é fundamental para se estudar as melhores estratégias e não desmerecer qualquer tipo de modalidade e comprometer a qualidade do atendimento, seja ele virtual ou físico.
É o que aponta a pesquisa realizada pelo Opinion Box em parceria com a Dito, mostrando que as modalidades de compras em sites virtuais e lojas físicas estão quase que no mesmo patamar.
Ainda que com percentual abaixo, as compras online dentro de aplicativos já se aproximam da casa dos 70%, ou seja, bem próximas das já comuns em sites virtuais e em lojas físicas. Quanto às compras online pelas redes sociais, a tendência é crescer, acredito que pela comunicação simples e direta.
5 tendências do varejo para atrair e fidelizar consumidores em 2023
Antes de mais nada, você precisa entender que para qualquer estratégia produzir bons resultados, é preciso conhecer bem os consumidores, entender o que desejam, o que precisam e dominar os canais por onde eles compram, jamais esquecendo que pós-venda também é relacionamento e faz parte da jornada do cliente.
Tendo como base o atendimento humanizado, tenho absoluta certeza que a experiência e a jornada do consumidor serão incríveis e servirão como alicerce para a fidelização dos mesmos.
Confira algumas tendências:
1. Omnichannel
Omni em latim significa todos e channel em inglês, já conhecido e usado como linguagem universal, significa canal. É uma estratégia que oferece e unifica diversos pontos de contato para que o consumidor tenha a melhor experiência de compra.
Com ações variadas, das mais simples até as mais complexas, a possibilidade de comprar online e retirar na loja é um bom exemplo de ação que funciona. Além de ser de fácil implementação, já é de grande preferência dos consumidores brasileiros.
O omnichannel vai além do canal escolhido para a compra, passando pela pesquisa, conhecimento das soluções e pelo atendimento. Muito comum de se ver, é o hábito de pesquisar preços em lojas físicas e comprar pela internet.
84% gostam que lojas físicas e online estejam integradas. É o que aponta a pesquisa feita pelo Opinion Box em parceria com a Dito.
2. Metaverso
Para quem achava que vender no metaverso seria uma possibilidade no futuro, o futuro chegou e o metaverso é uma forte tendência para o varejo em 2023.
A exemplo disso, a Americanas recentemente criou uma loja no metaverso para interagir com o público gamer e em breve, os jogadores poderão comprar produtos online e receber em casa, em uma estratégia metaverse to off-line.
É uma das tendências presentes na NRF ― maior feira de varejo do mundo, realizada em janeiro de 2023, em Nova York, EUA.
3. Marketplace
São grandes varejistas que permitem a venda de produtos por parte de uma rede de lojistas, em troca de comissão ou outra condição para expor seus produtos.
Americanas, Submarino, Magazine Luiza e também players globais como Amazon e Mercado Livre, são brasileiras e se destacam nesse modelo de negócio.
90% dos mais de 2.000 entrevistados na pesquisa do Opinion Box/Dito, disseram ter o hábito de comprar em marketplaces.
4. Economia Circular
Repensar o próprio consumo é uma tendência que deve se fortalecer nos próximos anos a partir de conceitos que envolvem sustentabilidade e humanização das marcas.
De acordo com o site Pipeline, marcas de fast fashion estão aderindo à tendência e no Brasil as Lojas Renner e Arezzo já entraram no negócio de segunda mão investindo em brechós e em lojas voltadas para moda circular. A Renner comprou a Repasse e a Arezzo adquiriu o controle da Troc.
No ano passado, a C&A fechou uma parceria local com o brechó online Enjoei e nativas digitais como a Gringa, que atua na revenda de peças de luxo. Um mercado que tende a expandir.
5. Social Commerce
Traduzindo para o português, significa comércio social. A escrita é bem parecida e fácil de entender, mesmo para quem não fala inglês. É simplesmente comprar através das redes sociais e é uma tendência que tem atraído cada vez mais consumidores.
A pesquisa feita pelo Opinion Box, revela que as redes mais populares para compras são o WhatsApp com 58% e o Instagram com 47%. Em seguida vem o Facebook com 36%, YouTube com 20% e TikTok com 10%.
Uma característica importante das Social Commerce é a marca não depender de uma loja física ou virtual para a venda de produtos ou serviços, sendo as redes sociais uma excelente estratégia para realizar vendas.
Hora de arregaçar as mangas
Estas são apenas algumas tendências do varejo para começar a arregaçar as mangas e colocar em prática no seu negócio.
Manter as informações atualizadas é fundamental para quem trabalha criando e estudando estratégias para atrair e fidelizar consumidores.
É bom lembrar que estamos em constante evolução tecnológica e precisamos estar um passo à frente dos nossos consumidores em relação ao conhecimento e domínio de novas técnicas para que possamos proporcionar uma experiência do cliente incrível.
Analise as possibilidades e compatibilidade com seu tipo de negócio e tenha muito sucesso.
Este artigo foi escrito primeiramente para o blog da Premmiar, plataforma digital de premiação e recompensas, empresa parceira do Homework.
(*) Laíze Damasceno é jornalista, escritora, LinkedIn Top Voice, especialista em conteúdo humanizado e fundadora do Marketing de Gentileza, empresa de consultoria, treinamentos e criação de conteúdo, que ajuda marcas a serem mais humanas, gentis, influentes e prósperas.