Tendências para 2023: dicas e inspirações para seu negócio
Veja as dicas da última Mesa de Empreendedorismo de 2022, que teve como tema “Tendências 2023: ideias e ferramentas para empreendedores”
Há milhares de tendências surgindo no mercado, mas o empreendedor precisa saber se isso tem relação com o seu negócio e o seu segmento para fazer o filtro do que pode ser útil, segundo Perla Amabile.
Essa foi uma das lições da última Mesa de Empreendedorismo de 2022, que aconteceu na última quarta-feira (21), que teve como tema “Tendências 2023: ideias e ferramentas para empreendedores”.
O evento contou com a presença de Dani Junco (CEO da B2Mamy Aceleradora), Mariana Cerone (Head de Produtos de Consumo na Sodexo e professora na ESPM) e Perla Amabile (Diretora de Estratégia e Insights na Gauge, professora e colunista do Terra). A apresentação do programa é feita por Paola Cecchi.
Mariana Cerone abordou a importância de manter um relacionamento com o seu cliente: “Você precisa olhar toda a jornada do consumidor. Precisa pensar [sobre] o que você está fazendo hoje para ter com o consumidor uma relação quase de amizade”.
Ainda no tema de proximidade com o cliente, Dani Junco ressaltou que para ter esse relacionamento é necessário ter diversidade. Assim, seu time poderá pensar nas necessidades dos clientes, que são diferentes para cada público: “Tenha pessoas no seu time que entendam essas dores”, afirmou.
Outra dica de Mariana Cerone é colocar a educação financeira no “storytelling” para mostrar a relevância da sua marca, mesmo que a empresa não seja financeira.
Para exemplificar, Cerone usou o caso de uma empresa de canecas: “Ajudar o brasileiro entender melhor como fazer a gestão do seu dinheiro e, através disso, mostrar que comprando essa caneca você vai economizar vários copos de plástico e vai ter uma economia até o final do ano. A forma como você faz isso vai fazer a diferença e você ainda vai fazer um bem para a sociedade”. Perla Amabile comentou que essa é uma tendência por causa de uma carência do brasileiro no quesito de educação financeira.
Veja algumas dicas práticas das entrevistadas para o seu negócio:
Social Search
Busca em redes sociais é uma tendência, principalmente para a geração mais jovem, geração Z - Perla Amabile
Google Trends
Ferramenta gratuita para ter ideias de buscas feitas pelos consumidores - Perla Amabile
Engajamento
Os empreendedores que têm uma loja no Instagram, uma conta de marca, aproveite todos os serviços que têm ali, como enquete e caixinha de perguntas, para entender o consumidor - Mariana Cerone
Hiper Conveniência
Pensar na praticidade na jornada do consumidor, como evitar usar o “preço no inbox”, facilitar os passos dos clientes - Mariana Cerone
Foco para pequenos
Para quem tem lojas muito pequenas, não vale a pena entrar em um e-commerce. Uma hora a empresa precisará disso, mas quando o negócio está no começo o esforço não compensa, é melhor direcionar os esforços em apenas uma plataforma ou rede social - Dani Junco
Comunidade
Engajar os clientes conectando com o propósito de cada um, e construir comunidades, não apenas bases de clientes - Perla Amabile
Empatia e Diversidade
Desenvolver a empatia é fundamental para tomar as melhores decisões, centradas na satisfação do usuário - Mariana Cerone
A diversidade e inclusão caminham juntas com a empatia - Dani Junco
Retenção de Clientes
Encante clientes e, dessa forma, os retenha. A retenção é um ponto estratégico de sobrevivência de um negócio diante da competitividade e do alto custo para atrair novos clientes - Perla Amabile
Satisfação do Cliente
É importante atingir índices de satisfação do consumidor, como o NPS, antes de pensar em soluções tecnológicas para escalar um negócio - Dani Junco e Perla Amabile