André Brasil é ouro e lidera dobradinha brasileira no Parapan
Um dos mais destacados para-atletas brasileiros, André Brasil conquistou sua segunda medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. Nesta quarta-feira, ele venceu os 400 m livre, categoria S10, no Centro Aquático Scotiabank, liderando dobradinha com o compatriota Phelipe Rodrigues, que ficou com a prata.
Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara
Na qualificação das categorias, a letra S diz respeito ao tipo de prova (swimming, natação em inglês), podendo ter adendos como SB (swimming breast, nado peito) e SM (swimming medley). O número faz referência ao grau de deficiência. Quanto maior o número, maior a dificuldade do atleta. De 1 a 10 reúne nadadores com limitações físico-motoras, de 11 a 13, nadadores com deficiência visual, e 14 trata de nadadores com deficiência mental.
Recordista parapan-americano com marca registrada em 2007, no Rio de Janeiro (4min12s73), André Brasil foi o mais rápido e terminou a prova em 4min16s56. A diferença para o restante dos competidores foi enorme. Phelipe Rodrigues chegou mais de 13s atrás, cravando 4min30s04. A medalha de bronze ficou com o argentino Bruno Lemaire, que fez 4min33s40.
André Brasil já havia conquistado o ouro nos 100 m peito, categoria SB9, e no revezamento 4x100 m. Genezi Andrade é outro brasileiro que já subiu no lugar mais alto do pódio em Guadalajara: venceu os 50 m livre, categoria S3, mas nesta quarta-feira não conseguiu repetir o desempenho. Na final dos 50 m peito SB2, terminou na terceira colocação, conquistando o bronze.
Genezi nadou a prova em 1min20s02, atrás de dois mexicanos. Christopher Tronco ficou com a prata, com tempo de 1min08s81. Arnulfo Castorena conquistou o ouro, honrando o favoritismo: é o dono do recorde mundial da categoria (56s27). Em Guadalajara, quebrou a própria marca para estabelecer novo recorde parapan-americano ao vencer com tempo de 58s44.
Mais medalhas
Ronaldo Santos conquistou a medalha de bronze nos 50 m livre S7, ao nadar em 34s22. O ouro ficou com o mexicano Enrique Perez, com 32s87, enquanto o americano Daniel Kamber terminou na segunda colocação, prata ao cravar 34s10. Outro brasileiro a subir ao pódio nesta quarta-feira foi Moisés Batista, que ficou com a prata nos 50 m peito SB3 ao terminar a prova em 1min03s29.
O ouro foi conquistado pelo mexicano Gustavo Sanchez, com 56s50, enquanto o bronze terminou com o também mexicano Omar Osorio Salazar, 1min03s36. Outros dois brasileiros participaram desta final, mas não conseguiram subir ao pódio: Ronystony Cordeiro terminou em quarto lugar, enquanto Romildo Santos ficou com sexto.