Brasil fica com prata e bronze nos 400 m do Parapan-Americano
Ouro nos 100 m rasos, Edson Pinheiro competiu também na final dos 400 m categoria T38 nesta segunda-feira, nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. Mais uma vez, conseguiu chegar ao pódio: conquistou a medalha de prata, seguido do compatriota Paulo Pereira, que ficou com o bronze.
Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara
Na classificação das categorias, a letra "T" diz respeito ao tipo de prova (Track, pista em inglês), enquanto o grau 38 trata de atletas com paralisia cerebral, mas que não dependem de cadeira de rodas para locomoção.
Os brasileiros só não conseguiram ser mais rápidos do que o colombiano Omar Monterola, que encerrou o percurso em 53s74. Edson Pinheiro foi pouco mais lento do que o rival, fazendo 55s51. Já Paulo Pereira cravou 55s59, muito a frente dos outros três atletas da Nicarágua, que também participaram da final.
Com pódio garantido, brasileiras são prata e bronze
Apenas três atletas se disputaram a final dos 400 m feminino na categoria T13. Com lugar no pódio garantido, as brasileiras Joana Helena Silva e Viviane Soares não conseguiram superar a cubana Omara Durand e ficaram com a prata e o bronze dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, respectivamente.
Omara fez a prova em 56s88, quebrando o recorde parapan-americano que pertencia à brasileira Indyana Martins - em 2007, no Parapan do Rio de Janeiro, ela ficou com o ouro fazendo 1min01s34. Joana Helena da Silva teve tempo de 1min03s37, enquanto Viviane Soares terminou a prova em 1min06s14.
Mais medalhas
Fechando a participação brasileira no atletismo do Parapan-Americano nesta segunda-feira, os brasileiros conquistaram outras duas medalhas. Alan Fonteles Oliveira ficou com o bronze nos 100 m categoria T44, atrás dos americanos Jarryd Wallace e Blake Leeper, ouro e prata, respectivamente.
Na mesma prova, mas na categoria T54, Thiago Souza garantiu a medalha de prata ao cravar sua melhor marca na temporada: 15s21. Apenas o americano Erik Hightower foi mais rápido, ficando com o ouro. O canadense Isaiah Christophe completou o pódio.