Tesla na China suspende pedidos de modelos importados dos EUA
O esportivo Model X é fabricado em Fremont, na Califórnia, e, no momento, não está disponível para encomenda para os chineses
A Tesla suspendeu vendas online de modelos importados dos EUA na China após aumento de tarifas em meio à guerra comercial EUA-China. A produção local na Gigafábrica de Xangai segue ativa, fabricando modelos como Model 3 e Model Y.
Consumidores na China não terão mais acesso aos modelos da Tesla importados dos Estados Unidos, ao menos por enquanto. A montadora retirou o botão "pedir" do seu site chinês, nesta sexta-feira, 11, após Pequim aumentar as tarifas sobre as importações americanas para 125%, em resposta às tarifas impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump sobre produtos de origem chinesa.
A Tesla vende no país o esportivo Model X, que é fabricado em Fremont, na Califórnia. Agora, os clientes só conseguem comprar esse carro na China caso ele ainda esteja em estoque. Ao New York Times (NYT), a Tesla não explicou o motivo de ter retirado a opção de encomendar os veículos desse modelo, mas a mudança ocorre um dia após o anúncio de novas tarifas na guerra comercial entre os dois países.
Desde então, Trump aumentou as tarifas em mais 41% para punir Pequim por sua retaliação, elevando o imposto total sobre as importações da China para 145%.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Tesla pertence ao bilionário Elon Musk, presidente-executivo da companhia de carros elétricos. Um dos principais apoiadores de Trump e chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) dos EUA, Musk não criticou abertamente a campanha tarifária do presidente, mas fez comentários velados em que defende a remoção das tarifas.
O bilionário também entrou em confronto público com Peter Navarro, conselheiro sênior da Casa Branca e um dos arquitetos da política comercial de Trump. Em uma postagem no X, Musk chamou Navarro de "mais burro que um saco de tijolos".
Com a produção difusa, a Tesla tem uma fábrica de automóveis e uma fábrica de baterias em Xangai, na China. Lá, são produzidos os sedã médio Model 3 e o utilitário esportivo Model Y para venda na China e exportação.
Segundo o NYT, entre as montadoras estrangeiras, a Tesla tem um dos relacionamentos mais próximos com o governo chinês. A Gigafábrica de Xangai da Tesla foi a primeira fábrica de automóveis na China a obter aprovação para ser totalmente controlada por uma empresa estrangeira sem um parceiro nacional. Musk obteve acesso incomum a altos líderes chineses, trabalhando em estreita colaboração com Li Qiang, o primeiro-ministro chinês que costumava ser o principal funcionário em Xangai.