Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

TikTok pode (e vai) ser o futuro da comunicação da sua marca

A plataforma já é uma realidade para empresas que trabalham com comunicação. Se você não está no TikTok, está atrasado

6 mai 2023 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Segundo o estudo Creators e Negócios, da Youpix, o TikTok teve um crescimento de 221% no número de anunciantes na América Latina no último ano, sendo grande parte disso vinda do Brasil. Com conteúdo de curta duração e em grande quantidade, esse tem sido o formato de conteúdo escolhido por grandes marcas.

O TikTok é a resposta precisa para a evolução da tecnologia e conectividade que temos hoje. Com o 5G e aparelhos celulares cada vez mais potentes, o vídeo se tornou um meio muito mais simples, barato e fácil de produzir do que era há alguns anos.

Além disso, o aplicativo surfou e vem surfando uma onda de popularidade com a Geração Z e Alpha, que são os maiores criadores e consumidores de conteúdo de todos os tempos, gerando uma audiência enorme, com hype e velocidade sem precedentes.

Em outra pesquisa realizada pela consultoria Nielsen com cinco grandes anunciantes da indústria de bens de consumo, foi revelado que investir em anúncios no TikTok pode ser 80% mais eficiente do que anunciar em mídias offline, e 73% mais eficiente do que em outras mídias digitais, como foi o caso da Serasa que em uma campanha disponibilizada no aplicativo, renegociou a dívida de cerca de 500 mil pessoas, tendo uma taxa de conversão de aproximadamente 75%.

O impacto da sua marca na audiência

Com vídeos rápidos, as marcas podem ter impactos massivos na sua audiência, mas só se souberem se comunicar da forma mais correta. Caso isso não aconteça e ocorra uma comunicação de forma “tradicional” podem sofrer um efeito inversamente proporcional, afastando o consumidor. Mais que uma tendência, a plataforma já é uma realidade para as empresas que trabalham com comunicação de vanguarda. Se você não está no TikTok, está atrasado.

Se antigamente existia um jeito único e tradicional de se comunicar com os consumidores, hoje em dia isso pode acontecer de diversas formas, mas todas com o mesmo objetivo, encontrar novos caminhos para monetizar o negócio, o que sempre foi uma das principais necessidades. 

E no que se refere a negócios digitais, interação entre consumidores e marcas, a pergunta que fica é se a plataforma seguirá relevante, a ponto de fazer sentido direcionar recursos para fomentar negócios e impulsionar o engajamento entre os usuários, já que tratam-se de uma fatia extremamente relevante de potenciais consumidores.

A resposta para essa pergunta é que o aplicativo certamente será relevante nos próximos anos e também sofrerá grandes mudanças e atualizações. Essa é, inclusive, a realidade de todas as plataformas de comunidades digitais, uma vez que  estão em constante mudança. Portanto, fomentar negócios no longo prazo no TikTok, anda lado a lado com atualizações, investimentos e pivotagem.

O caminho para otimizar a sua comunicação

Investir na conexão com a Geração Z é o caminho para otimizar as ações de comunicação, por meio de plataformas digitais, como TikTok, YouTube e Instagram. As marcas anunciantes devem, sem sombras de dúvidas, voltar sua atenção para os vídeos curtos, tendência esta apresentada durante a pandemia e que tem se provado um grande acerto. Um exemplo disso, foi a criação do Reels e do YouTube Shorts, ambos criados pelo Instagram e Youtube, respectivamente, para acompanhar a nova tendência de consumo.

O presente e o futuro da comunicação das marcas não deve ser sobre concentrar esforços ou investimentos em uma só plataforma,  mas entender que seu público está em todas elas, em proporções e necessidades diferentes. 

(*) Kim Nery é CCO e diretor de criação da Pira, empresa especializada na criação e realização full service de projetos com foco na construção e fortalecimento de comunidades digitais, em especial para a geração Z. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade