Trabalho remoto é tão produtivo como no escritório, diz estudo
Não é só lenda: o trabalho remoto é tão produtivo quanto o presencial. Às vezes até mais. Veja o que concluiu estudo feito em 15 países.
Uma nova pesquisa patrocinada pela Unisys em 15 países (incluindo o Brasil) aponta para a nova mentalidade que se moldou em relação ao home office em tempos de pandemia.
Em relação à produtividade, por exemplo, 83% dos funcionários concordam com os seus líderes (77%): eles são tão ou mais produtivos em casa ou em outro local remoto ― em comparação com o trabalho no escritório. E 39% dos funcionários ainda destacam que preferem trabalhar fora dos limites da empresa ― em locais como residências, cafeterias e escritórios compartilhados.
Para tirar proveito disso isso, 28% das empresas planejam fazer investimentos direcionados para gerar crescimento e estão priorizando a inovação para prosperar em uma era pós-Coronavírus.
Nesse sentido, considera-se que Inteligência Artificial (60%), 5G (58%), Internet das Coisas (51%) e plataformas de segurança modernas (50%) trarão mais benefícios aos ambientes de trabalho da organização nos próximos cinco anos.
Além disso, 59% dos funcionários latino-americanos afirmam que o acesso à tecnologia mais atualizada é fundamental para uma experiência ideal do funcionário. Isso é um pouco menos importante para os líderes latino-americanos (50%).
E sabe o que incomoda mesmo os chefes? 34% dos líderes estão preocupados com a falta de supervisão e visibilidade da gestão como resultado do trabalho em casa, em comparação com apenas 13% dos funcionários. Sintomático, não?
E você, acha que sua produtividade melhorou com o trabalho remoto?