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Transformação digital precisa ser parte da cultura da PME

Capacitar os colaboradores e incluir todos nas mudanças são pontos essenciais para que a cultura digital aconteça.

10 jun 2022 - 02h00
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Foto: Adobe Stock

A pandemia acelerou a transformação digital de forma repentina e as empresas tiveram que se adaptar e encontrar meios para se encaixar nessa nova realidade. Muitas delas adotaram o modelo híbrido de trabalho ou 100% home office, mudança que também exigiu adaptações para viabilizar a execução das atividades a partir de diversos pontos.

Foi o caso da VarejOnline, empresa especializada em ERP para Varejo, com sede em Joinville-SC, e equipes distribuídas em diferentes pontos do país. A empresa está analisando a retomada para o presencial com cautela, sendo cogitado o modelo híbrido e encontros de equipe pontuais.

“Acreditamos que, para ter uma equipe engajada, o ambiente físico não seja o principal fator, porém, nosso escritório continua disponível para as equipes se reunirem quando desejarem. Possuímos colaboradores espalhados pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e queremos ainda alcançar outras localidades em nossas contratações. Para viabilizar nossas operações da melhor forma, nos dedicamos a inserir a transformação digital como ponto importante de nossa cultura empresarial, mas não excluímos a possibilidade de encontros físicos”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline.

A experiência da VarejOnline inspira algumas recomendações de como fazer com que a transformação digital seja internalizada de forma mais natural nas empresas, se tornando parte da cultura organizacional. 

Confira as dicas da Elizandra Krombauer, especialista em RH da VarejOnline:

1. Tenha um planejamento

Antes de pensar na tecnologia de fato, entenda que o processo da transformação digital acontece por meio de pessoas, no caso, os colaboradores. Não será do dia para a noite que a transformação ocorrerá e que todos estarão com a nova cultura enraizada.

Por isso, é importante criar um planejamento com cada passo necessário para atingir os objetivos da empresa, identificar quais setores serão mais impactados e quem serão os responsáveis pelas mudanças necessárias. Assim, é possível visualizar a estratégia como um todo.

2. Reúna lideranças ativas

Os líderes são responsáveis por conduzir as equipes e serem modelos em momentos de transformação. Ter líderes presentes e que sejam ativos é, portanto, essencial para que a mudança aconteça.

Essas pessoas serão responsáveis por conduzir o conhecimento e sanar as dúvidas dos colaboradores, que são comuns, já que a transformação digital ainda é um assunto novo. 

3. Inclua todos os colaboradores

Para que a transformação seja algo prático, é preciso que se torne parte da cultura e do dia a dia de todos os funcionários. A mudança pode partir dos cargos de liderança, mas não deve ficar restrita a poucas pessoas. Ela deve atingir todos os colaboradores para que se propague.

Uma boa estratégia é explorar os canais online da empresa, assim todos os colaboradores, mesmo aqueles que atuam a partir de outros estados, acompanham as mudanças e se sentem parte delas.

“Com a pandemia, aderimos ainda mais aos encontros online. Promovemos bate-papos, inclusive com grupos menores, para que todos se conheçam e aumente a conexão entre as áreas”, explica Elizandra Krombauer.

4. Capacite a equipe

A promoção de encontros e palestras, inclusive no ambiente digital, são uma ótima oportunidade de aprendizagem e de inclusão dos colaboradores. Na VarejOnline, esses encontros já entraram na rotina da empresa e foram essenciais para os seus avanços.

“Nesse ano começamos uma iniciativa de trazer palestras online sobre diversos temas relevantes que possam fazer sentido para a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Já abordamos temas como diversidade e inclusão nas empresas, saúde mental, alimentação e atividades físicas. Além de provocar a reflexão sobre temas relevantes, aproximamos as pessoas e normalizamos o uso das ferramentas da tecnologia para novos formatos de treinamento e outras atividades”, conclui Elizandra Krombauer.

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