Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grécia: Tsipras agradece Varoufakis por "incansável esforço"

Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, anunciou sua renúncia para facilitar um acordo com os credores

6 jul 2015 - 05h50
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, agradeceu ao até hoje titular de Finanças, Yanis Varoufakis, por seu "incansável esforço" para defender os interesses da Grécia nas negociações com os parceiros do país, informou o porta-voz do Executivo, Gavriil Sakellaridis.

Após a vitória do "não" no referendo deste domingo sobre as condições impostas pelos credores, Varoufakis anunciou sua renúncia para facilitar um acordo com os credores. Após a reunião de Tsipras com os líderes dos partidos políticos, com exceção dos neonazistas, o Executivo anunciará seu sucessor, esclareceu Sakellaridis.

Povo foi às ruas comemorar resultado do referendo
Povo foi às ruas comemorar resultado do referendo
Foto: Twitter

"O primeiro-ministro sente a necessidade de agradecer (a Varoufakis) por seu incansável esforço para defender a posição e os interesses do governo e do povo grego em condições muito difíceis", assegurou o porta-voz.

Além disso, reconheceu em Varoufakis o "papel líder" que representou nas negociações com os credores desde que o partido esquerdista Syriza ganhou as eleições gerais do dia 25 de janeiro.

Ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, anunciou qye está deixando o cargo
Ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, anunciou qye está deixando o cargo
Foto: Francois Lenoir / Reuters

Desde então, Varoufakis foi a figura mais controvertida no exterior, e nas reuniões do Eurogrupo muitos ministros se queixavam mais ou menos abertamente que era pelo menos difícil colaborar com o titular grego.

Isto levou a que em abril, Tsipras decidisse reduzir seu papel nas negociações em Bruxelas e deixasse de fato o comando das conversas com o vice-ministro de Relações Internacionais Econômicas, Euclidis Tsakalotos.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade