Tsipras tira ala radical do Syriza do governo da Grécia
Criticado no partido, premiê realizou reforma ministerial
O premiê da Grécia, Alexis Tsipras, anunciou nesta sexta-feira (17) uma reforma ministerial em seu gabinete. A medida foi tomada para remover do governo membros da ala mais radical do partido de extrema-esquerda Syriza, que votara contra os projetos exigidos pelos credores do país em troca de um pacote de resgate.
Siga o Terra Notícias no Twitter
A principal alteração foi no Ministério de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, que passa a ser comandado por Panagiotis Skourletis, no lugar de Panagiotis Lafazanis. Além disso, Olga Gerovasili substitui Gabriel Sakellaridis na função de porta-voz do governo.
Tsipras também mudou alguns ministros de pasta. O Trabalho, antes chefiado por Skourletis, agora está nas mãos de Giorgos Katrougalos, ex-Reformas Administrativas, Ministério que fica com Christophoros Vernardakis.
Na última quarta-feira (15), 32 dos 149 deputados do Syriza votaram contra as medidas de austeridade propostas pelo premier e seis se abstiveram. Exigido pelos credores europeus para liberar um resgate emergencial para Atenas, o pacote aumenta impostos nas principais ilhas do país, eleva taxas para hotéis e estruturas receptivas e encarece a tributação sobre bens de luxo.
As reformas receberam 229 votos a favor e 64 contra, incluindo o do ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis.