Um em cada três brasileiros quer comprar TV nova na Copa
Levantamento aponta que consumidores devem adquirir novos aparelhos entre abril e junho
Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ/Ipsos indica que a Copa do Mundo deverá impulsionar a venda de televisores no País.
O levantamento aponta que um em cada três brasileiros planeja comprar uma nova TV entre os meses de abril e junho, o que representa o dobro da média (16%) da série histórica traçada no Perfil Econômico do Consumidor (PEC) pelas mesmas entidades em março.
As pretensões em 2014 ultrapassam também os números verificados em março do ano passado, durante a Copa das Confederações, quando 20,8% dos brasileiros afirmaram ter a intenção de adquirir uma televisão, um em cada cinco entrevistados.
Como fator encorajador dessas novas compras estão aspectos como o incremento das novas tecnologias e preços mais acessíveis. Além disso, neste ano os consumidores estão menos comprometidos com outros parcelamentos. Em março, o número de consumidores com parcelas em aberto era de 36,4% ante 41,8% no mesmo período do ano anterior.
Já o uso do crédito pessoal está praticamente estável no período, ficando em 11,1% em março de 2014 em comparação com 11,3% em 2013. No caso da modalidade de parcelamento com carnê, os 50,6% registrado em março passado são agora 57,4%. A inadimplência nos parcelamentos, por sua vez, foi de 17,6% para 18,5% em março deste ano.
Atrás da favorita, os consumidores citaram intenções de comprar produtos como fogão (15%), geladeira (13,5%), carro (9,7%), microondas (8,5%) e celular (8,3%). No total, foram entrevistadas mil pessoas em 70 cidades de nove regiões metropolitanas.