União improvável de um gestor e um médico ortopedista gera negócio lucrativo de pizza
Pizza Now nasceu em 2017, na Paraíba, e sócios planejam transformar marca na maior rede de pizzarias do Nordeste
Elvis Marins, de 38 anos, e Marcos Vinícios, de 40, escolheram carreiras muito distintas. Enquanto o primeiro seguiu pelo caminho da gestão financeira, o outro fez Medicina. Com profissões diferentes, apenas uma coisa poderia unir os dois no mercado: a vontade de empreender. Quando saiu de Tatuí (SP) e se mudou para a Paraíba, em 2009, Elvis já tinha essa intenção, mas foi só após conhecer Marcos, em 2016, que percebeu que a hora tinha chegado.
A união improvável dos dois sócios ocorreu por meio de uma amizade de escola entre a enteada de Elvis e a filha de Marcos. O médico já possuía experiência em alguns negócios. O gestor, por sua vez, estava estudando investir em seu primeiro empreendimento. Capital em crescimento, João Pessoa pareceu para ele o destino certo para iniciar algo; só não sabia ainda em qual área.
“Eu queria meu próprio negócio, mas não tinha formatado na mente em qual área seria. O Marcos foi muito enfático ao falar de pizza. Quando ele veio com essa ideia, de princípio a alimentação não era uma área que chamava atenção, mas falei para ele que iria fazer um plano de negócio e, se na teoria fosse viável, a gente iria montar não uma pizzaria, mas uma marca onde a gente pudesse expandir como franquia”, conta Elvis.
As pesquisas feitas por Elvis mostraram que esse tipo de negócio na cidade era muito promissor. Então, ele aceitou o desafio e foi estudar. Uma das condições pré-estabelecidas pelos sócios era não ter a dependência de ter um profissional especializado, ou seja, não precisar de um pizzaiolo para ter uma pizzaria. “Fiz diversos cursos de pizza e tive o privilégio de aprender com pessoas muito boas”, comenta Elvis.
Marcos, que atua como médico ortopedista, revelou de onde veio a ideia de investir em pizza. “A pizzaria surgiu porque eu realmente tinha um exemplo de um grande amigo meu que sempre falava de uma pizzaria em São Luís (MA). Eu fui fazer a residência em São Paulo e quando voltei fiquei com essa ideia da pizzaria na mente. Quando encontrei o Elvis falei da ideia, e ele veio com o plano de abrir um delivery para evitar os custos de investimento de um salão, de mesa e tals”, lembra.
Escolha da marca
O nome veio rápido, de inspiração. Precisava ser curto e objetivo. Pizza Now pareceu ideal e estava com domínio livre. Depois de muitos testes, com várias pessoas, inauguraram a primeira unidade em 2017, na cidade de Cabedelo, município da Grande João Pessoa. Cardápio enxuto, apenas 10 sabores muito bem pensados e elaborados. O investimento inicial foi de R$ 60 mil.
“Desde o primeiro final de semana, não conseguimos dar conta. O sabor e a qualidade sempre foram um destaque nas avaliações e comentários, e, com isso, as vendas foram aumentando”, diz Marcos Vinícios. “A gente fez um plano de negócio para vender quase 100 pizzas. E no primeiro mês acabou vendendo mais de mil”, revela Elvis Marins.
Como não eram experientes, os sócios exageraram em algumas coisas. Cuidado mais da parte administrativa, Elvis contratou 10 motoboys para fazer as entregas, oferecendo a possibilidade dos clientes receberem a pizza em 15 ou 20 minutos. Isso foi mais um ponto de sucesso. Venderam 1.300 pizzas no primeiro mês, número que saltou para 3.000 no segundo. Quatro meses depois, tiveram que ir para um lugar maior, um salão em João Pessoa.
Expansão
O negócio deu muito certo e cresceu rapidamente. Depois de Cabedelo e de abrir duas pizzarias em João Pessoa, os sócios inauguraram mais uma, em Campina Grande (PB), em 2019, seguida de uma no Recife (PE), em 2020. Com cinco lojas próprias, eles entenderam que a marca tinha todo o potencial de virar franquia. O projeto se tornou realidade em 2022, com a abertura de uma franquia em Natal (RN).
Hoje, com cinco lojas próprias e três franquias – além de Natal, tem uma franquia no Recife e outra em Patos (PB) –, a rede apresenta faturamento mensal de aproximadamente R$ 1,4 milhão, recebendo mais de 13 mil pedidos mensalmente. Após alcançar um faturamento de R$ 18 milhões em 2023, a marca está a caminho da meta de R$ 20 milhões para 2024. “Hoje são três Estados. Queremos chegar em todo Nordeste”, afirma Marcos Vinícios.
O objetivo é ter pelo menos uma unidade em funcionamento em cada capital da região e ser a maior rede de pizzarias nordestina do País. “O nordestino valoriza suas raízes e não tem como negar que nossa pizza é deliciosa. Isso, junto a uma gestão eficiente só pode dar sucesso”, finaliza Elvis Marins.
Franquia
Com um modelo de negócio eficiente e de fácil operação, a rede expandiu rapidamente, oferecendo um modelo de franquia para empreendedores. O investimento inicial é a partir de R$ 350 mil, com um prazo de retorno de 20 meses e um faturamento estimado entre R$ 180 mil e R$ 200 mil.
Raio-X Pizza Now
- Investimento: R$350 mil
- Capital de giro: R$ 80 mil
- Composição do investimento total: R$ 430 mil
- Área mínima exigida: 90 a 120 metros
- Número de funcionários: 7
- Faturamento médio mensal por unidade (estimado): R$ 180 a 200 mil
- Lucro líquido médio mensal por unidade (percentual ou valores): 14% a 16%
- Royalties: 7%
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