Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Universal Music adverte campanha de Trump por uso de músicas do ABBA

30 ago 2024 - 12h47
Compartilhar
Exibir comentários
Universal Music adverte campanha de Trump por uso de músicas do ABBA
Universal Music adverte campanha de Trump por uso de músicas do ABBA
Foto: The Music Journal

Os representantes legais do icônico grupo pop sueco ABBA pediram a Donald Trump, que está concorrendo à presidência dos EUA, que não utilize nenhuma de suas músicas durante a campanha eleitoral do representante do partido Republicano.

O pedido foi realizado após a realização de um comício em Minnesota (EUA) onde o Trump teria tocado várias músicas do ABBA, incluindo os clássicos Dancing Queen, Money, Money, Money e Winner Takes It All, além de exibir imagens dos integrantes do grupo com mensagens pedindo doações aos eleitores locais.

A Universal Music Group, que possui direitos fonográficos sobre a obra musical do ABBA, divulgou um comunicado de que não foi solicitada permissão para o uso das músicas ou vídeos do grupo sueco pela campanha de Trump, e que, segundo a discográfica, as imagens do evento devem ser "imediatamente retiradas e removidas".

Björn Ulvaeus, integrante e compositor do ABBA e que atualmente é presidente da CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores) chegou a dizer à agência de notícias TT da Suécia que "nossa gravadora Universal garante que elas (as faixas usadas sem permissão) serão derrubadas".

O ABBA não é o primeiro ato musical a reclamar pelo uso indevido de suas obras musicais: a estrela canadense Céline Dion também se manifestou contra o uso do clássico My Heart Will Go On em um comício de Trump em Montana e a popstar Beyoncé também fez o mesmo ao descobrir que sua música Freedom estava sendo utilizada pelo mesmo candidato sem autorização prévia.

Reforçando a voz desses artistas, outros grandes nomes como Phil Collins, Rolling Stones, Bruce Springsteen, R.E.M. e os representantes legais do saudoso roqueiro norte-americano Tom Petty também se manifestaram contra o uso de obras musicais por políticos sem permissão de seus detentores oficiais.

ABBA: clássico 'Waterloo' ganha edição em vinil single picture disc

Um dos maiores grupos da música pop de todos os tempos, o ABBA está lançando uma nova coleção de produtos de vinil para comemorar o 50º aniversário do segundo álbum de estúdio da banda, Waterloo.

Agora, o vinil single Waterloo ganha uma edição especial em picture disc que já está disponível no Brasil pela Umusic Store pelo valor de R$ 179,90. O disco ainda conta com outra faixa, Watch Out.

Waterloo é uma composição de Benny Andersson e Björn Ulvaeus, com a letra escrita por Stikkan Anderson. É o primeiro single do segundo álbum de mesmo nome do grupo, e o primeiro pelo selo Atlantic Records nos Estados Unidos. Esta também foi a primeira faixa a ser creditada ao ABBA.

O título e a letra fazem referência à Batalha de Waterloo de 1815 e usam-na como uma metáfora para um relacionamento romântico. A versão sueca do single foi acompanhada pela versão sueca de Honey, Honey, enquanto a versão em inglês trazia Watch Out no lado B.

Em 1974, depois de vencer a 14ª edição do MelodifestivalenWaterloo representou a Suécia na 19ª edição do Eurovision Song Contest realizado em Brighton, vencendo o concurso e iniciando o caminho do ABBA para a fama mundial. Ele liderou as paradas em vários países e alcançou o TOP 10 nos Estados Unidos.

Em 2005, na competição do quinquagésimo aniversário da Eurovisão Parabéns: 50 anos do Festival Eurovisão da CançãoWaterloo foi escolhida como a melhor música da história do concurso.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade