Usar o telefone pessoal para o trabalho é um (grande) perigo
Para muitas pessoas, não há distinção entre dispositivos pessoais e de trabalho. E isso é um perigo
Muitos de nós sentimos aquele momento de pânico de estar sem telefone quando estamos esperando uma chamada importante ou um e-mail do trabalho. O nosso trabalho e a nossa vida pessoal tornaram-se eletronicamente interligados por meio de dispositivos móveis, à medida que verificamos e-mails do carro, do treino de futebol e até da cama.
Os aparelhos celulares são uma poderosa ferramenta de trabalho, dando às pessoas acesso a aplicativos de produtividade, ferramentas de comunicação, e liberdade a partir da sua secretária. Mas como é que estamos colocando as nossas empresas em risco com este comportamento?
De acordo com estudos recentes, a maioria de nós utiliza equipamentos móveis tanto para trabalho como para tarefas pessoais ― quer seja para verificar o seu correio eletrônico pessoal num dispositivo de trabalho ou para verificar o seu email de trabalho num aparelho pessoal.
E embora os equipamentos de trabalho sejam teoricamente geridos pelos empregadores, com departamentos de TI para corrigir vulnerabilidades e atualizar aplicativos, você sabe quão seguro é o seu dispositivo de trabalho? O seu empregador gere a segurança até que ponto o seu aparelho pessoal? Ou estão a pôr-se uns aos outros em risco até certo ponto?
Avaliação dos riscos: mistura de trabalho e tarefas pessoais
Para muitas pessoas, não há distinção entre dispositivos pessoais e de trabalho. As grandes empresas podem dar-lhe um equipamento ou ter uma política "Bring Your Own Device" (BYOD) que o encoraja a utilizar o seu telefone pessoal ou tablet no trabalho. Pequenas empresas, empresários, ou "gig workers" como condutores de rideshare ou andadores de cães confiam fortemente no seu dispositivo móvel pessoal.
Seja qual for o grupo em que se enquadre, as ameaças móveis, tais como os esquemas de mensagens diretas ou as questões de segurança das lojas de aplicativos, aplicam-se igualmente ao trabalho.
Essa mensagem é realmente do chefe, pedindo-lhe para comprar cartões-presente ou transferir fundos da empresa para um projeto urgente? O app que fez download para o ajudar a gerir as suas várias tarefas é legítimo e seguro? Iniciou a sessão em aplicativos de trabalho ou bases de dados com segurança, para que não abra a sua empresa a ameaças e esquemas de segurança?
Aplicativos relacionados com o trabalho para dispositivos móveis são grandes impulsionadores de produtividade ― categorias como editores de PDF, VPNs, gestores de mensagens, scanners de documentos, impulsionadores de baterias e limpadores de memória. Estes tipos de apps são direcionados para o malware devido ao seu perfil de acesso típico.
Pedir permissões de armazenamento, mensagens, calendários, contatos, localização, e mesmo definições do sistema não é invulgar e permite aos golpistas recuperarem todo o tipo de informação relacionada com o trabalho.
A tecnologia permitiu-nos trabalhar de forma mais flexível, mas essa flexibilidade vem com responsabilidade ― garantindo a segurança não só da nossa vida digital pessoal, mas também da nossa vida digital profissional.
Dicas para manter o trabalho e os dispositivos pessoais a salvo
Ações que pode realizar no seu aparelho pessoal
- • Certifique-se de que o seu telefone requer um código de acesso para o desbloquear e definir um tempo razoável de autobloqueio
- • Considere a utilização de diferentes aplicativos para trabalho e tarefas pessoais, ou dedicar uma pasta ou menu no seu dispositivo móvel a aplicativos "apenas de trabalho", para reduzir o potencial de revelações acidentais
- • Mantenha os apps e OS móveis atualizados com a última versão disponível para reduzir os riscos de problemas e vulnerabilidades de segurança conhecidos
- • Instale e utilize uma VPN se precisar ligar a redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas
- • Seja cauteloso ao instalar novas aplicações no seu dispositivo
Coisas para se manter vigilante
- • Atenção às mensagens fraudulentas ou de phishing e a que conta chegam. Partilhou o seu endereço de email pessoal com os colegas de trabalho? Se não, como o obtiveram?
- • Tire algum tempo para verificar a identidade do remetente e se faz sentido que eles o contactem através do seu e-mail pessoal ou via SMS.
- • Use autenticação multifatorial sempre que possível e esteja ciente de potenciais esquemas - os criminosos enviam mensagens de texto com aspecto formal que pedem verificação com um código de autenticação, que podem depois usar para tentar invadir a sua conta.
Coisas para verificar com o trabalho
- • Verifique se a sua organização tem uma política de segurança e certifique-se de que segue os requisitos.
- • Instale uma VPN aprovada pela empresa quando estiver a ligar a aplicações ou bases de dados de trabalho, ou a utilizar redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.