Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vale a pena pedir a antecipação do 13º salário?

Pagamento normalmente é dividido em duas parcelas, com a segunda sendo paga em 20 de dezembro

17 nov 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
É possível pedir a antecipação do 13º aos bancos ou alguma instituição financeira em qualquer época do ano
É possível pedir a antecipação do 13º aos bancos ou alguma instituição financeira em qualquer época do ano
Foto: Agência Brasil

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga aos trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores públicos até 30 de novembro. Embora o pagamento normalmente seja dividido em duas parcelas – com a segunda sendo paga em 20 de dezembro – é possível também pedir antecipação do valor.

O Terra consultou dois planejadores financeiros para saber se vale a pena pedir essa antecipação aos bancos. Instituído pela Lei 4.090, de 1962, o cálculo do 13º salário é a divisão do salário integral por 12 (ou seja, o período de um ano), e a multiplicação pelo número de meses trabalhados.

“Quando você antecipa o 13º, você está tomando um crédito com um pagamento único que vai ter juros. Importante sempre ter isso em mente, avaliar qual é o custo deste crédito em comparação com outros créditos caso o trabalhador precise de um dinheiro emprestado”, alerta Carlos Castro.

Mariana Banja acrescenta que é relevante avaliar as taxas e custos envolvidos nessa antecipação, para não pagar muito caro por esse dinheiro. “A antecipação do 13º salário deve ser pensada dentro de uma lógica de um planejamento anual de gastos, de uso do dinheiro”.

É possível pedir a antecipação do valor aos bancos ou alguma instituição financeira em qualquer época do ano. Como se trata de um empréstimo, o valor que a pessoa pagará pelo adiantamento – ainda que a linha de crédito seja uma das mais baratas do mercado – será maior do que o valor que receberá como 13º.

A rigor, segundo os dois especialistas, entender as circunstâncias que motivam a antecipação é bem importante. É uma urgência? É a realização de um desejo? É para fechar as contas do mês corrente? É para pagar uma dívida? Para sanar uma emergência? Essas são algumas das perguntas a serem feitas.

“Use o 13º para aquilo que de fato é emergencial. É verificar se você não está antecipando esse valor para comprar algo que você pode esperar, que você pode, de repente, planejar, segurar um pouco e deixar para comprar lá na frente. Aquilo que pode esperar, é melhor aguardar o momento certo e não ter esse desconto no 13º”, orienta Carlos Castro.

Há pessoas que também falam sobre a ideia de antecipar 13º salário para investir o dinheiro. Para Mariana Banja, é muito pouco provável que essa operação seja positiva, pois é muito possível que os juros da operação sejam maiores do que a rentabilidade do ativo.

“Melhor mesmo seria dar conta do mês a mês das contas e usar o 13 salário - que sobrou, digamos assim -, para investir de acordo com seus projetos de vida. Lembrando que a reserva de emergência, se ainda não feita, pode ser um excelente destino para o valor”, indicou.

 Cuidados que o trabalhador deve ter na hora de antecipar o 13º

  • Atenção para taxas envolvidas;
  • Se for fazer a antecipação, fazer com instituição de confiança, para evitar golpes;
  • Se antecipar, usar o dinheiro para o motivo que demandou a antecipação (algo emergencial);
  • Ajustar o orçamento para não tornar isso uma prática de todos os anos;
  • Ajustar as contas para não esquecer que, ao antecipar, não vai contar com o valor no fim do ano, o que pode demandar algum realinhamento de cálculo, considerando que dezembro e janeiro são meses conhecidos pelo aumento de gastos, seja pelas férias e festas ou pelos impostos.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade