Vale tem recorde ao extrair 85,7 tons de ferro no 3º tri
O minério de ferro tem sido nos últimos anos o principal produto de exportação do Brasil
A mineradora brasileira Vale registrou a melhor performance de produção da sua história no 3º trimestre deste ano, com a extração de 85,7 milhões de toneladas de minério de ferro, informou a empresa nesta quinta-feira, em um novo relatório de produção.
O volume, que excluindo a produção atribuível à Samarco (joint-venture da Vale com a mineradora anglo-australiana BHP), foi 3,1% superior ao registrado entre os meses de julho e setembro de 2013; e 7,9% acima da produção do 2º trimestre deste ano, que havia sido o melhor resultado para os meses entre abril e junho de sua história.
Nos primeiros nove meses do ano, a Vale produziu 236,2 milhões de toneladas, outro recorde de produção, contra os 232,2 milhões de toneladas obtidos no mesmo período de 2013.
O minério de ferro tem sido nos últimos anos o principal produto de exportação do Brasil.
A expectativa da Vale, conforme informado anteriormente, é registrar produção de 312 milhões de toneladas neste ano, alta de 4% frente o ano anterior.
Bom momento nas minas
A Vale atribuiu o bom desempenho operacional ao aumento da produção da Planta 2, em Carajás, no Pará, e de Conceição Itabiritos, em Minas Gerais, no Sistema Sudeste.
Carajás alcançou um nível histórico de produção no terceiro trimestre, de 32,2 milhões de toneladas, alta de 9,8% frente o segundo trimestre e de 7,9% em relação ao mesmo período de 2013.
Porém, a produção de níquel da Vale foi de 72,1 mil toneladas de níquel no trimestre, alta de 16,4% sobre o mesmo período do ano passado.
A produção de carvão foi de 2,34 milhões de toneladas, uma queda de 1,5% frente o ano anterior, enquanto a produção de cobre foi de 104,8 mil toneladas, alta de 10,8% na mesma comparação.