Veja como se proteger dos golpes em contas do condomínio
Especialista dá dicas para identificar golpes financeiros nos pagamentos de condomínio
Os golpistas estão por toda parte. Manter os olhos muito abertos é questão de sobrevivência. De acordo com a Axur, empresa especializada em riscos digitais, houve um aumento de 785% em golpes com boletos bancários somente em 2021.
E o Golpe do Boleto Falso faz várias vítimas todos os anos e pode afetar também os condôminos na hora de quitarem seus pagamentos. Porém, se você ficar atento a alguns detalhes, a possibilidade de ser a próxima vítima diminui.
“Ao desconfiar de um boleto, uma simples consulta com a administradora para confirmar os dados ou até a solicitação de uma segunda via por meio dos canais oficiais pode evitar um prejuízo financeiro e uma grande dor de cabeça, por isso, é importante que o relacionamento entre as partes seja o mais transparente e fluido possível”, alerta Rodrigo Della Rocca, CEO e fundador do CondoConta, banco exclusivo para condomínios.
Os sinais do golpe estão em todo lugar
O e-mail alarmista é a principal forma de envio de um bleto falso. São mensagens do tipo “urgente, você tem um boleto em aberto” ou “você tem uma dívida em nosso sistema”. No e-mail, ao clicar no link para uma página falsa, que gera o boleto fraudado, os cibercriminosos instalam um tipo de malware no computador ou celular.
É preciso ter em mente que os criminosos estão sempre se atualizando para aperfeiçoar seus golpes. É necessário estar atento a pequenos detalhes para identificar se o boleto é legítimo ou não.
A primeira coisa é sempre desconfiar de e-mails, especialmente os inesperados ou os que tiverem aquele tom alarmista. Na dúvida, entre em contato com a empresa ou administradora do seu condomínio para verificar a legitimidade da mensagem.
Outra orientação do especialista da CondoConta é sempre descomfiar de anexos ou links na mensagem. O arquivo do boleto falso geralmente tem formato ZIP, mas, normalmente, faturas por e-mail são baseadas em arquivos PDF. Checar o remetente do e-mail e observar grandes erros de formatação ou de escrita na mensagem também são cuidados que ajudam a identificar golpes desse tipo.
Fique atento para as informações bancárias
Há um detalhe em especial que pode ser decisivo para identificar uma fraude: todos os boletos precisam ser registrados com informações do banco para o qual se está efetuando o pagamento.
Os três primeiros dígitos do boleto contêm essa informação, esses dados permitem fazer uma pesquisa simples para descobrir se as informações são verdadeiras. Por exemplo, se seu boleto é para ser pago para o Itaú, cujo código é 341, e começa com 237 (código do Banco Bradesco), esse boleto é falso.