Veja como ter uma renda extra no carnaval gastando pouco
Veja dicas de consultor do Sebrae para conseguir aproveitar as oportunidades da época
O Carnaval é uma data que promove aquecimento na economia, o que para empresários e empreendedores é um momento de grandes oportunidades. É o que afirma o consultor do Sebrae-MG, Júnio Enes: “Principalmente no pós-pandemia, as pessoas querem se conectar, se relacionar, voltar para essa presença física, esse momento também tem fomentado muitas oportunidades para pessoas comprarem, consumirem”.
Com isso, muitas pessoas podem se descobrir empreendedores e até conseguir uma fonte de renda fixa, e não apenas temporária. Veja as dicas do especialista e do Sebrae para ganhar dinheiro na época de folia:
- • Venda de bebidas e alimentos gelados
Alimentos como bolo de pote e sanduíches gelados, que podem ser mantidos no gelo e não estragam facilmente, além de bebidas, são itens de fácil aceitação pelos consumidores, destaca Enes.
- • Maquiagem, penteado e manicure
Quem já atua com cabelo, maquiagem e manicure ou quem quer começar agora tem a chance de se diferenciar para se destacar. Boas ideias nesta área incluem: venda de perucas coloridas, cílios postiços e unhas bem coloridas, maquiagens características. Há diversas ideias na internet para se inspirar.
- • Vender “kits de sobrevivência”
Uma opção interessante, segundo o Sebrae, é vender kits com protetor solar, água e uma fruta ou barrinha de cereais. Isso ajuda o folião a manter a energia e ficar saudável para curtir a folia.
- • Oportunidade para costureiras e lojas de fantasia
Além de vender os adereços e fantasias, é uma boa pedida fazer oficinas que ensinam a confeccionar os acessórios. Além disso, você também pode dar dicas de como arrasar no visual. O comércio de adereços também é uma oportunidade.
- • Adereços para animais de estimação
Os pets também entram na folia. Adereços podem ser vendidos tanto por quem tem pet shop quanto por empreendedores individuais que podem oferecer os produtos para os tutores de cães e gatos.
- • Transporte por aplicativo
O número de chamados vai aumentar durante as festas, então é importante que os motoristas se atentem para ter um bom atendimento nesse período e assim ser bem avaliado e receber mais chamados, explica Enes.
- • Serviços em geral
Muitas vagas são abertas durante, antes e depois do carnaval para quem trabalha na estrutura das festas, em funções como eletricista, técnico de iluminação e montador, por isso vale ficar atento às oportunidades de vagas temporárias.
Cuidados ao empreender
Veja as orientações de Júnio Enes sobre quais cuidados e pontos de atenção para quem vai investir seu dinheiro e tempo começando a empreender com um pequeno negócio no Carnaval:
- • É importante conhecer pessoas que já atuam ou identificar associações, fazer essa pesquisa inicial. Além disso, procurar a prefeitura para verificar se a sua atividade precisa de licença especial para ter a legalização do empreendimento.
- • Ter um plano de ação com todas as tarefas a fazer, com despesas e datas, divididas entre as pessoas que vão trabalhar. “No rodapé desse plano de ação deve ter dois cenários, um ideal, e trazer também um cenário negativo, porque no dia a dia pode ser que algo saia do controle, então a medida a tomar nesse caso deve estar nesse planejamento”, disse o especialista;
- • Pesquisa com fornecedores para conseguir barganhar e buscar desconto. Isso não deve ser feito na última hora para conseguir um preço melhor e evitar a falta de produtos;
- • Identificar a margem de lucro e pesquisar o preço médio do produto no mercado, pesquisar com os concorrentes, para ter o preço adequado;
- • Fazer um controle diário de estoque e vendas. “Com gestão bem feita se consegue lucros maiores”, afirmou Enes;
- • Ao final do período, fazer uma avaliação do negócio. Nesse momento, o empreendedor poderá entender se isso pode virar uma renda extra ao longo do ano ou uma ocupação principal.