Veja dicas para evitar dívidas com viagens de última hora
Consumidor que não se programou deve evitar fazer dívida, já que janeiro chega com uma série de despesas, segundo a Serasa
Quem vai viajar neste fim de ano e ainda não programou os gastos deve ficar atento para não estourar o orçamento. Além das contas da viagem, janeiro costuma ser um mês pesado para o brasileiro, em função das despesas com materiais escolares e IPTU.
De acordo com a Serasa, o consumidor deve pesquisar com atenção os preços de hospedagens, passagens e pacotes de viagens neste fim de ano. “O consumidor pode aproveitar as promoções de última hora realizadas pelas agências de turismo, companhias aéreas e sites de compras coletivas confiáveis”, diz Júlio Leandro, superintendente da SerasaConsumidor, braço da Serasa para gestão financeira.
Confira dez dicas da Serasa para planejar a viagem de fim de ano respeitando o orçamento:
1 – Companhias aéreas e agências de turismo costumam fazer promoções de última hora nesta época do ano. Uma saída para o consumidor que não se preparou é aproveitar uma dessas oportunidades.
2 – Além de ficar atento ao preço, o consumidor deve verificar a reputação da empresa com a qual quer fechar um pacote, para evitar cair em uma fraude.
3 – Passagens aéreas e de transporte terrestre costumam ter desconto em horários alternativos, como de madrugada.
4 – Se optar por fechar um pacote de viagem, pesquisa em várias agências e as condições de pagamento. Fique atento aos juros cobrados em caso de parcelamento.
5 – O consumidor deve tomar cuidado com os longos parcelamentos para não comprometer a renda. O início do ano costuma ser um período difícil, com pagamentos de IPTU, IPVA, material e matrícula escolar, além das despesas com as férias.
6 – Antes de fechar uma hospedagem, verifique as despesas não inclusas na estadia, como taxas de serviços e impostos.
7 – Evite consumir os produtos do frigobar. Geralmente, o preço cobrado é acima do mercado.
8 – O táxi pode sair caro. Portanto, é bom se informar sobre as opções de traslados aos pontos turísticos. Alguns hotéis disponibilizam transporte gratuito.
9 – Viajar de carro pode ser uma boa opção se a distância for curta e o veículo estiver com a capacidade máxima de pessoas.
10 – Também é necessário ficar atento às despesas durante a viagem. Há opções de lazer gratuitas conforme o dia da semana, como museus. Escritórios de turismo na internet podem ajudar com esse tipo de informação.