Veja qual ‘característica’ de funcionário acende alerta em empregador
Especialista de Harvard revela qual a característica que aciona o “alerta vermelho” nos empregadores
De todas as características que as pessoas trazem para o local de trabalho, uma se destaca como aquela que acende o alerta vermelho nos empregadores, de acordo com uma especialista em carreira de Harvard. Trata-se de atribuir a si mesmo o mérito das ideias dos outros.
“Iisso sinaliza uma das duas coisas: falta de confiabilidade ou falta de competência”, diz Heidi K. Gardner, consultora profissional de liderança e distinta membro do corpo docente da Faculdade de Direito de Harvard.
À CNC, ela defende que é antiético passar o trabalho ou ideias de outra pessoa como suas, pois isso dá a impressão de que você não respeita seus colegas.
“Talvez eles sejam incapazes de ver realmente quanto valor as pessoas ao seu redor trazem para seu próprio sucesso. E essa incapacidade de apreciar as contribuições de outras pessoas é um enorme sinal de alerta”, diz Gardner.
Como detectar se alguém tem essa “característica”?
O fato é que muitos vezes nem o próprio funcionário percebe que está agindo dessa forma. E isso pode ser visto em gestos simples, como como aceitar o elogio do chefe por um projeto em grupo em vez de compartilhá-lo com seus colegas de equipe, ou apresentar uma ideia que você e outros colegas pensaram juntos sem mencionar especificamente as contribuições deles.
Obviamente, isso não significa que você deve parar de colaborar. O trabalho em equipe é crucial para o sucesso de qualquer empresa e, por extensão, para o seu próprio sucesso, diz Gardner. Em vez disso, você precisa ser transparente quando uma ideia não é sua para evitar parecer pouco confiável.
“Se alguém atribui a si mesmo o mérito do trabalho ou das ideias de outra pessoa, não é confiável nesse sentido”, alerta a especialista.
A lição mais importante de um bilionário
A confiabilidade é a característica mais valiosa de qualquer funcionário, já defendia o bilionário Warren Buffett. Em um discurso de 1998 com estudantes de MBA da Universidade da Flórida, Buffett compartilhou as três qualidades-chave que procura em um potencial funcionário ou parceiro de negócios.
“Procuramos inteligência, procuramos iniciativa ou energia e procuramos integridade. E se eles não têm esta última, os dois primeiros vão te matar. Porque se você vai conseguir alguém sem integridade, você quer que eles sejam preguiçosos e burros”, disse o bilionário, na ocasião.
Gardner diz que a chave para o sucesso é a “colaboração inteligente” ― termo que ela prórpia criou para descrever quando colegas trabalham juntos em uma tarefa que poderia ter sido feita sozinha. Isso resulta em aumento da confiança, produtividade e qualidade do trabalho, diz ela― desde que todos sejam transparentes sobre quem contribuiu para o projeto.
Plagiar e ser desonesto são "anti-colaborativos", e essa é a característica número um que os profissionais devem evitar sempre, finaliza Gardner.
Fonte: CNBC / Make It