Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vendas de champanhe francês são afetadas pelo mau humor do consumidor em 2024, dizem produtores

19 jan 2025 - 14h34
Compartilhar
Exibir comentários

As remessas de champanhe francês caíram quase 10% no ano passado, com incertezas econômicas e políticas afetando o apetite dos consumidores por esse vinho espumante em mercados importantes como a França e os Estados Unidos, disse a associação de produtores.

Em julho, os produtores pediram um corte no número de uvas colhidas este ano, depois que as vendas caíram mais de 15% no primeiro semestre de 2024. As remessas no ano inteiro caíram 9,2% em relação a 2023, chegando a 271,4 milhões de garrafas, informou o Comitê de Champagne.

"O champanhe é um verdadeiro termômetro do estado de espírito dos consumidores", disse Maxime Toubart, presidente do Syndicat General des Vignerons e copresidente do comitê, em um comunicado na noite de sábado.

"Não é hora de comemorar devido à inflação, aos conflitos em todo o mundo, às incertezas econômicas e à espera política em alguns dos maiores mercados de champanhe, como a França e os Estados Unidos."

O mercado francês produziu 118,2 milhões de garrafas, uma queda de 7,2% em comparação com 2023, o que a associação atribuiu à "tristeza" econômica e à política predominante no país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade