Vendas do Dia dos Pais são as piores em 5 anos, segundo CNDL
Levantamento, realizado junto com SPC Brasil, mostrou queda de 5,09% na semana que antecedeu a data
Seguindo o ritmo fraco do comércio no País neste ano, a semana do Dia dos Pais de 2014 registrou queda de 5,09% nas vendas parceladas, de acordo com sondagem do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O número é o pior dos últimos cinco anos, perdendo para 2013, cuja alta foi de 3,78%, 2012, avanço de 4,75%, 2011, elevação de 6,86%, e 2010, crescimento de 10%, apontaram as instituições.
As intenções de compra a prazo também tiveram baixa no Dia das Mães (-3,55%) e no Dia dos Namorados (-8,63%) em 2014.
Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, o resultado é consequência do desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela escalada dos juros, pela inflação no limite da meta e pelo menor crescimento da renda do trabalhador.
Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, segundo a CNDL.